GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Como o apóstolo Pedro morreu?"

Resposta:
A Bíblia não nos diz como o apóstolo Pedro morreu. A tradição da igreja mais comumente aceita é que Pedro foi crucificado de cabeça para baixo em Roma. A tradição diz que, quando Pedro foi morto, ele pediu para ser crucificado em uma cruz invertida. O motivo de seu pedido foi que, por ter negado o seu Senhor, não se considerava digno de morrer como Jesus (veja Mateus 26:33–35, 69–75). Novamente, isso é apenas uma tradição, e a Bíblia não confirma ou nega a história.

O que sabemos com certeza sobre a morte de Pedro é a profecia de Jesus em João 21:18–19. “Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres. Disse isto para significar com que gênero de morte Pedro havia de glorificar a Deus.”

Jesus predisse a maneira da morte de Pedro, talvez a fim de prepará-lo para as circunstâncias que enfrentaria agora que seu Senhor havia ressuscitado e não estaria mais com ele fisicamente. Jesus lembrou a Pedro que, no passado (“quando eras mais moço”), Pedro tinha certa liberdade para ir e vir como quisesse. Chegaria o dia em que isso não seria mais o caso. “... quando, porém, fores velho” não significa necessariamente que Pedro viveria até uma idade avançada. De fato, escritores antigos dizem que Pedro foi morto cerca de trinta e quatro anos depois da profecia de Jesus. A idade exata de Pedro naquela época não é conhecida.

O meio de morte para Pedro – crucificação – também foi predito pelo Senhor. “Estender” suas mãos poderia facilmente ser interpretado como Pedro morrendo em uma cruz com os braços estendidos. Alguns historiadores apontam para o fato de que os romanos também usavam troncos como instrumento de tortura; no tronco, as mãos de um prisioneiro eram esticadas na travessa. Seja qual tenha sido a maneira da sua execução, é claro que Pedro estava à mercê de outros que de alguma forma o amarraram e o levaram para a morte.

Apesar dos detalhes horríveis que Pedro ouviu sobre a sua morte, ele deve ter sentido conforto e alegria ao ouvir que a sua morte glorificaria a Deus. O amor de Pedro por Jesus e seu desejo de obedecê-lo e glorificá-lo ficaram evidentes pelo resto da sua vida e ministério. O fato de Pedro ter morrido como mártir agarrado à esperança do céu atesta a coragem, fé, paciência e perseverança deste grande homem de Deus que se alegrou por ser considerado digno de morrer pelo nome de Jesus.

© Copyright Got Questions Ministries