GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre o anjo Gabriel?"

Resposta:
O anjo Gabriel é um mensageiro que foi confiado para entregar várias mensagens importantes em nome de Deus. Gabriel aparece a pelo menos três pessoas na Bíblia: primeiro ao profeta Daniel (Daniel 8:16); depois, ao lado do sacerdote Zacarias para predizer e anunciar o nascimento milagroso de João Batista (Lucas 1:19); e, finalmente, à Virgem Maria para dizer-lhe que iria conceber e ter um filho (Lucas 1:26-38). O nome de Gabriel significa "Deus é grande" e, como o anjo da Anunciação, ele é quem revelou que o Salvador deveria ser chamado "Jesus" (Lucas 1:31).

A primeira vez que vemos Gabriel, ele aparece a Daniel depois que o profeta teve uma visão. O seu papel é explicar a visão a Daniel (Daniel 8:16). A aparência de Gabriel era a de um homem (Daniel 8:15; 9:21). Quando Gabriel visitou Daniel uma segunda vez, o anjo veio a ele "rapidamente, voando, e me tocou à hora do sacrifício da tarde" (Daniel 9:21). O "voo" de Gabriel pode sugerir asas, mas elas não são mencionadas. Também está claro que a aparência de Gabriel era bastante assustadora, já que Daniel prostrou-se com o rosto em terra (Daniel 8:17) e ficou doente por dias após sua experiência com o anjo e a visão (Daniel 8:27).

Em Daniel 10 vemos uma outra interação entre o profeta e um que tinha "semelhança dos filhos dos homens" (versículo 16). No entanto, nenhum nome é dado a este mensageiro. O anjo diz que veio ajudar Daniel a entender sua visão, então é muito possível que esta passagem também esteja se referindo ao anjo Gabriel. Da linguagem da passagem, também é possível que existam dois anjos com Daniel - um falando com ele e outro fortalecendo-o para que possa responder (Daniel 10:16, 18). O anjo também se refere a uma batalha ocorrendo nos reinos espirituais. Este anjo, que podemos razoavelmente supor que seja Gabriel, e o anjo Miguel aparentemente estavam engajados em uma batalha com uma série de reis e príncipes demoníacos, incluindo aqueles chamados de príncipe ou reis da Pérsia (verso 13) e o príncipe da Grécia (versículo 20).

Gabriel diz que foi enviado do céu em resposta específica à oração de Daniel. Gabriel partiu para trazer a resposta assim que Daniel começou a orar (Daniel 10:12). No entanto, Gabriel enfrentou problemas no caminho: "Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias" (Daniel 10:13) e realmente o impediu de vir a Daniel mais rapidamente. Aqui temos um vislumbre do mundo espiritual e das batalhas que ocorrem nos bastidores. Os santos anjos como Gabriel estão realizando a vontade de Deus, mas são resistidos por outros seres espirituais que só querem a maldade no mundo.

A mensagem de Gabriel ao sacerdote Zacarias, o pai de João Batista, foi entregue no templo enquanto Zacarias ministrava perante o Senhor. Gabriel apareceu à direita do altar do incenso (Lucas 1:11), um símbolo de oração, e disse a Zacarias que suas orações tinham sido ouvidas (versículo 13). A estéril esposa de Zacarias, Isabel, ia conceber e dar à luz um filho. Este milagroso filho deveria ser chamado João, e ele cumpriria a profecia da vinda de Elias (versículo 17, ver Malaquias 4:5). A mensagem de Gabriel foi recebida com incredulidade, de modo que Gabriel tornou mudo o duvidoso sacerdote até o dia da circuncisão da criança (Lucas 1:20, 59-64).

A aparição de Gabriel a Maria foi para anunciar o nascimento virginal do Senhor Jesus Cristo. A mãe do Messias foi assegurada de seu favor com Deus (Lucas 1:30) e ouviu que seu Filho cumpriria a Aliança Davídica: "Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim" (versículos 32-33). Em resposta à pergunta de Maria sobre como isso aconteceria, já que ela era virgem, o anjo Gabriel disse que a concepção seria o resultado da obra do Espírito Santo nela e, portanto, "o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus" (versículo 35).

Em todas as três aparições, Gabriel foi recebido com medo, e ele teve que começar suas conversas com palavras de conforto e alegria para Daniel, Zacarias e Maria. É possível que Gabriel tenha sido também o anjo que apareceu a José em Mateus 1:20, mas isso não é certo, já que esse anjo não tem nome na Escritura. O que sabemos é que Gabriel é um dos anjos bons e santos de Deus. Ele tem uma posição privilegiada como um anjo que assiste "na presença de Deus" (Lucas 1:19), e foi selecionado para entregar mensagens importantes do amor e favor particular de Deus aos indivíduos escolhidos para fazer parte do Seu plano.

© Copyright Got Questions Ministries