GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que significa amar como Jesus?"

Resposta:
Um cristão quer ser tão parecido com Jesus quanto possível. Parte de ser como Jesus é amar como Jesus amou. Deus tem o objetivo de nos conformar à imagem de Seu Filho (Romanos 8:29). Jesus sempre foi obediente ao Pai (João 8:29), foi puro em todos os sentidos (Hebreus 4:15), e amou as pessoas desinteressadamente (Mateus 9:36; 14:14). Ele ordenou que Seus discípulos se amassem da mesma maneira que Ele os amava (João 13:34). Mas isso apresenta um problema. Jesus demonstrou Seu amor ao morrer por nós, dizendo: “Ninguém tem maior amor do que este” (João 15:13). Já que a maioria de nós nunca será chamada a morrer por alguém, o que significa amar como Jesus?

João 3:16 nos diz o que significa amar como Jesus ama: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” O amor divino dá sacrificialmente. Amar como Jesus significa que seguramos tudo o que possuímos com as mãos soltas. Estamos dispostos a abrir mão de dinheiro, tempo e posses para servir a outras pessoas. Reconhecemos que tudo o que temos nos foi emprestado por nosso Pai Celestial e somos responsáveis pelo que fazemos com isso (Mateus 25:14–30). Damos às pessoas aquilo de que precisam quando está ao nosso alcance fazê-lo. Quando vemos um irmão ou irmã em necessidade e temos recursos que podem ajudar, devemos compartilhar o que temos com eles (Tiago 2:15; 1 João 3:16–17).

Jesus era indiscriminado na maneira como amava. Ele nos advertiu que é fácil amar aqueles que são como nós (Lucas 6:32–33). Mas Jesus amou até mesmo Seus inimigos e espera que Seus seguidores façam o mesmo (Lucas 6:35). Ele curou, alimentou e ministrou a muitos que mais tarde clamariam: “Crucifica-O!” (Mateus 27:20-22). Ele lavou os pés de Judas Iscariotes, sabendo que em poucas horas Judas O trairia (João 13:4-5). Ele fez questão de ministrar aos odiados samaritanos (João 4), até mesmo fazendo de um samaritano o herói de uma parábola (Lucas 10:25-37). Ricos e pobres, jovens e velhos, religiosos e pagãos — as pessoas se reuniam para ouvir Jesus porque Ele as amava (Marcos 10:1; Mateus 9:35–36; Lucas 18:18).

Amar como Jesus significa que não podemos ser seletivos na forma como tratamos as pessoas. Tiago condena veementemente o favoritismo baseado em status financeiro ou social: “... se, todavia, fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, sendo arguidos pela lei como transgressores” (Tiago 2:9). Devemos tratar cada ser humano com dignidade e respeito, lembrando que essa pessoa é uma criação especial, projetada à imagem de Deus (1 João 2:9-10; 4:20-21). Devemos trabalhar para livrar nossos corações do preconceito racial, do esnobismo socioeconômico e da superioridade religiosa. Nada disso pertence à vida de quem quer amar como Jesus ama.

Não devemos igualar o amor com a aceitação completa de tudo o que alguém faz. Jesus não tolerou pecado, engano ou falsos seguidores. Ele foi dolorosamente direto com os fariseus, líderes religiosos e aqueles que afirmavam amá-lO, mas amavam mais suas vidas. Embora ainda os amando, Jesus repreendeu os fariseus, chamando-os de “hipócritas!” e “insensatos cegos!” (Mateus 23:13, 16). Ele desafiou os líderes religiosos com a advertência: “Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade” (Mateus 7:21). Ele intrigou os desanimados ao dizer-lhes: “Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus” (Lucas 9:62).

Amar como Jesus significa que nos importamos o suficiente com as almas dos outros para lhes dizer a verdade. Um jovem rico veio a Jesus com boas intenções, mas com falta de rendição (Lucas 18:18-25). Ele queria o que Jesus oferecia, mas não queria Jesus. Ele amava mais o seu dinheiro, e Jesus amorosamente destacou a ganância do jovem. Não amamos as pessoas ao diluir o evangelho que poderia salvá-las. Jesus nunca mudou a verdade para satisfazer a “coceira nos ouvidos” de Seus ouvintes (veja 2 Timóteo 4:3). Ele os amou o suficiente para adverti-los, desafiá-los, ensiná-los e perdoá-los até a cruz (Lucas 23:34).

O perdão é outra maneira pela qual podemos amar como Jesus. Perdoamos quando somos injustiçados (Mateus 6:14; Efésios 4:32). Nosso egoísmo quer agarrar-se à ferida, acalentando-a, embalando-a e revivendo-a. Mas Jesus perdoou e nos diz para perdoar também (Marcos 11:25). Não podemos amar alguém que não perdoamos. Jesus não retém nossos pecados perdoados sobre nós; antes, Ele nos declara limpos e restaurados (1 João 1:9). Pode haver consequências para o nosso pecado, mas Ele nos ama por meio delas e nos ajuda a aprender com elas. Quando perdoamos alguém, podemos amar e orar por essa pessoa com a consciência limpa porque fizemos o que Deus nos ordena a fazer (Colossenses 3:13; Efésios 4:32).

Jesus disse a Seus discípulos que a principal maneira de o mundo saber que eles eram Seus era pelo amor que tinham uns pelos outros (João 13:35). Se amamos Jesus, amaremos o que Ele ama, que são as pessoas. E à medida que praticamos amar como Jesus amou, nós nos tornamos mais semelhantes a Ele.



© Copyright Got Questions Ministries