GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre gratidão / agradecimento?"

Resposta:
A gratidão é um tema bíblico proeminente. 1 Tessalonicenses 5:16-18 diz: “Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” Você entendeu? Dai graças em todas as circunstâncias. A gratidão deve ser um modo de vida para nós, fluindo naturalmente de nossos corações e bocas.

Observando as Escrituras um pouco mais profundamente, entendemos por que devemos ser gratos e também como ter gratidão em diferentes circunstâncias.

O Salmo 136:1 diz: “Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.” Aqui temos duas razões para sermos gratos: a bondade constante de Deus e Sua misericórdia inabalável. Quando reconhecemos a natureza da nossa depravação e compreendemos que, à parte de Deus, existe apenas a morte (João 10:10; Romanos 7:5), a nossa resposta natural é ser grato pela vida que Ele nos dá.

O Salmo 30 louva a Deus por Sua libertação. Davi escreve: “Eu te exaltarei, ó SENHOR, porque tu me livraste e não permitiste que os meus inimigos se regozijassem contra mim. SENHOR, meu Deus, clamei a ti por socorro, e tu me saraste. SENHOR, da cova fizeste subir a minha alma; preservaste-me a vida para que não descesse à sepultura…. Converteste o meu pranto em folguedos; tiraste o meu pano de saco e me cingiste de alegria, para que o meu espírito te cante louvores e não se cale. SENHOR, Deus meu, graças te darei para sempre” (Salmo 30:1-12). Aqui Davi dá graças a Deus depois de uma circunstância obviamente difícil. Este salmo de ação de graças não apenas louva a Deus no momento, mas lembra-se da fidelidade de Deus no passado. É uma declaração do caráter de Deus, o qual é tão maravilhoso que o louvor é a única resposta apropriada.

Também temos exemplos de gratidão em meio a circunstâncias difíceis. O salmo 28, por exemplo, descreve a angústia de Davi. É um clamor a Deus por misericórdia, proteção e justiça. Depois que Davi clama a Deus, ele escreve: “Bendito seja o SENHOR, porque me ouviu as vozes súplices! O SENHOR é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, nele fui socorrido; por isso, o meu coração exulta, e com o meu cântico o louvarei” (Salmo 28:6-7). No meio das dificuldades, Davi lembra-se de quem é Deus e, como resultado de conhecer e confiar em Deus, dá graças. Jó teve uma atitude semelhante de louvor, mesmo diante da morte: “o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR!” (Jó 1:21).

Há exemplos de gratidão dos crentes no Novo Testamento também. Paulo foi fortemente perseguido, mas escreveu: "Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento" (2 Coríntios 2:14). O escritor de Hebreus diz: “Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor” (Hebreus 12:28). Pedro dá uma razão para ser grato por “várias provações”, dizendo que, através das dificuldades, “uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo” (1 Pedro 1:6-7).

O povo de Deus deve ser pessoas agradecidas porque percebem o quanto tem recebido de Deus. Uma das características dos últimos dias é a falta de agradecimento, de acordo com 2 Timóteo 3:2. Pessoas más serão “ingratas”.

Devemos ser gratos porque Deus é digno de nossa ação de graças. É justo dar crédito a Ele por “Toda boa dádiva e todo dom perfeito” que Ele dá (Tiago 1:17). Quando somos gratos, nosso foco deixa de ser em desejos egoístas e na dor das circunstâncias atuais. Expressar gratidão nos ajuda a lembrar que Deus está no controle. A gratidão, então, não é apenas apropriada, mas também saudável e benéfica para nós. Ela nos lembra do plano maior de Deus pras nossas vidas, de que pertencemos a Deus e de que temos sido abençoados com todas as bênçãos espirituais (Efésios 1:3). Verdadeiramente temos uma vida abundante (João 10:10), e o agradecimento é apropriado.

© Copyright Got Questions Ministries