GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Como um cônjuge cristão deve lidar com um caso de adultério que resultou em um filho?"

Resposta:
O casamento é uma aliança que une o casal espiritual e fisicamente. A infidelidade causa um golpe devastador que destrói a unidade do casamento, muitas vezes resultando em danos irreparáveis. Isso pode ser especialmente verdadeiro se uma criança for concebida por meio de adultério.

A responsabilidade de um pai para com seu filho não é determinada pelas circunstâncias da concepção da criança. Trazer uma criança ao mundo por meio de um ato adúltero é desfavorável para todas as partes envolvidas, mas é importante lembrar que a criança é inocente e merece ter os dois pais em sua vida.

A criança concebida em adultério também tem o direito de ser amada, protegida e sustentada. Os filhos são uma bênção de Deus (Salmo 127:3). A criança não deve ser vista como uma maldição, como uma lembrança do pecado ou como algo menos digno. Um caso adúltero gera muita emoção, descarregada de várias formas, mas a criança não pode ser alvo de despeito ou má vontade.

Se a esposa decidir permanecer com o marido mesmo depois de o caso dele ter resultado em um filho, ela deve estar preparada para perdoar o pecado. Se o marido decidir ficar com a esposa que está grávida do filho de outro homem, ele deve perdoar o pecado. A Bíblia nos diz que os cristãos devem perdoar uns aos outros, assim como Deus nos perdoou (Mateus 6:14–15). Isso significa fazer a escolha de deixar de lado os sentimentos de raiva e ciúme.

No melhor dos casos, a esposa cujo marido teve um filho com outra pessoa poderá aceitá-lo como enteado ou enteada, mesmo que não more em sua casa. Ela não deve impedir o marido de estabelecer um relacionamento com o filho, mesmo que isso seja doloroso para ela. Ele tem obrigações econômicas, espirituais e afetivas com todos os seus filhos (Efésios 6:4).

Por outro lado, o marido de uma mulher que tem filho de outro homem deve fazer o possível para se ver como padrasto, ou até mesmo como pai adotivo, dependendo das condições de vida. Claro, cada situação é diferente e sempre há complexidades legais, familiares e pessoais. No entanto, como crentes que buscam seguir o Senhor, a reação aos relacionamentos adúlteros deve incluir uma dose de perdão, graça, amor e paz.

O adultério é um pecado que pode separar famílias, mas não precisa ser o fim de um casamento. Em vez disso, o casal deve trabalhar ainda mais para reconstruir o seu relacionamento no firme fundamento de fé e obediência a Jesus Cristo. Somente a graça e a misericórdia de Deus e uma fé firme em Cristo farão com que o casal supere essa difícil situação. No entanto, graça, misericórdia e fé são dons de Deus por meio do Espírito Santo e estão disponíveis de Deus para aqueles que realmente buscam glorificá-lo.



© Copyright Got Questions Ministries