GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre o abuso verbal?"

Resposta:
A Bíblia não usa o termo "abuso verbal", mas tem muito a dizer sobre o poder das nossas palavras. Declarou sucintamente: “A morte e a vida estão no poder da língua” (Provérbios 18:21).

O abuso verbal é uma arma no arsenal do abuso emocional. Embora as táticas de abuso sejam muitas, o objetivo final é obter controle sobre alguém para estabelecer domínio em um relacionamento. O abuso verbal não é um surto ocasional após um dia ruim ou uma falta temporária de autocontrole verbal no meio de um momento tenso. Constitui violência psicológica. O abuso verbal é um pecado habitual que raramente desaparece sozinho e pode potencialmente se transformar em abuso físico.

O abuso verbal aberto pode incluir explosões de raiva, gritos, palavrões, ridicularização, xingamentos, culpar, acusações, críticas, ameaças, ordens, zombaria, manipulação, coerção, humilhações, vergonha, torção de palavras, reescrever a história e atacar o caráter pessoal. O abuso verbal encoberto é mais sutil e encobre a agressão oculta. Ele finge preocupação e tem o efeito de lavagem cerebral, deixando a vítima confusa, desequilibrada e questionando o seu valor e habilidades.

A longo prazo, qualquer tipo de abuso pode deixar a vítima se sentindo insegura, incapaz de tomar decisões e esvaziada de qualquer senso de personalidade ou valor. A vítima começa a aceitar a culpa e a acreditar nas palavras esmagadoras que são repetidas e convincentemente jogadas contra ela. A linguagem abusiva tem um efeito profundo e duradouro que pode “perfurar como espadas” (Provérbios 12:18).

A Bíblia contrasta a comunicação verbal saudável com a não saudável. Deus conhece nossas fraquezas e nos deu a Sua Palavra para nos ensinar a usar as nossas de uma maneira vivificante.

As palavras que falamos refletem o que está acontecendo dentro de nós. Lucas 6:45 diz: “O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.”

As palavras afetam tanto o falante quanto o receptor. “Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno.... Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus” (Tiago 3:6, 9).

Mateus 5:21–22 categoriza o abuso verbal como uma ofensa grave com consequências eternas: “Vocês ouviram o que foi dito aos antigos: ‘Não mate.’ E ainda: ‘Quem matar estará sujeito a julgamento.’ Eu, porém, lhes digo que todo aquele que se irar contra o seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem insultar o seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem o chamar de tolo estará sujeito ao inferno de fogo.”

O coração de Deus no assunto de como usamos as nossas palavras é evidente nas Escrituras. Não há dúvida sobre a gravidade dos efeitos sobre o ouvinte ou o falante de palavras violentas e abusivas. Quando as palavras de outros nos feriram, podemos encontrar cura nas verdadeiras palavras de Deus. Quando magoamos os outros com nossas palavras, podemos encontrar perdão em Deus e também devemos buscá-lo daqueles a quem prejudicamos. Aqueles que foram vítimas de abuso verbal grave podem precisar da ajuda de um conselheiro ou pastor no processo de cura.

O desejo de Deus é que, “portanto, consolem uns aos outros e edifiquem-se mutuamente” (1 Tessalonicenses 5:11) e que “não saia da boca de vocês nenhuma palavra suja, mas unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem” (Efésios 4:29). Deus deseja que nossas palavras e nossos relacionamentos sejam saudáveis e vivificantes. Tenha em mente que Deus criou o universo com a Sua Palavra (Gênesis 1:3, 6, 9, 11, 14, 20, 24) e o próprio Jesus é chamado de Palavra de Deus (João 1:1, 14). Seu desejo é que reconheçamos o poder que nossas palavras carregam e as usemos como Ele faria.

© Copyright Got Questions Ministries