GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "A Semana Santa é um feriado pagão?"

Resposta:
Não, a Páscoa não é uma festa pagã. A Páscoa é a celebração cristã da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. Os cristãos acreditam que Jesus, o Filho de Deus, morreu por nossos pecados em uma cruz romana, foi sepultado e ressuscitou “no primeiro dia da semana, alta madrugada” (Lucas 24:1).

Aqueles que afirmam que a Páscoa é um feriado pagão geralmente querem dizer que a palavra Páscoa está etimologicamente ligada ao nome de uma deusa antiga ou que vários grupos pagãos também realizavam cerimônias na primavera. Nenhuma das afirmações tem muito peso.

Primeiro, vamos considerar a ideia de que a Páscoa é um feriado pagão porque o nome Páscoa tem origem pagã. Alguns dizem que uma deusa saxã chamada Eostre é o homônimo de nosso feriado moderno. Outros dizem que a palavra Páscoa vem do nome de uma deusa germânica chamada Ostara. O problema com ambas as teorias é que não há nenhuma evidência real de que alguém já tenha adorado uma deusa por qualquer um dos nomes. A única menção de Eostre vem de uma referência passageira na história do Venerável Beda. A primeira menção de uma deusa chamada Ostara está em um livro de Jakob Grimm - e Grimm admitiu que não conseguiu encontrar nenhuma ligação sólida entre a Páscoa e as celebrações pagãs.

A seguir, consideraremos a ideia de que a Páscoa é um feriado pagão porque sua observância na primavera coincide com as das religiões pagãs. Há uma infinidade de feriados pagãos que ocorrem durante a época abrangida pela Páscoa: o Dia de Bau (Babilônico), o Dia da Mãe Negra (Indiano), o Dia da Fortuna (Romano), a Festa de Blajini (Romena), a Festa de Artemis/Diana (grego/romano), a Festa de Tellus Mater (romana), a Festa de Ba'ast (egípcio), a Festa de Ishtar (babilônico), a Festa de Elaphebolia (ateniense) e o Dia de Odin (nórdico), para nomear alguns. Mas compartilhar uma data no calendário não é prova de que os dois feriados estão relacionados. Um casal que comemora o seu aniversário de casamento em 31 de outubro não deve ser acusado de se apropriar do Halloween.

Simplificando, as alegações de que a Páscoa é um feriado pagão são baseadas em boatos, suposições e deduções, sem evidências concretas para apoiá-las. Mesmo se o Domingo de Páscoa fosse uma versão cristianizada de um antigo feriado pagão, não significa que a Semana Santa em si seja um feriado pagão. Hoje ninguém oferece sacrifícios a um nome divino chamado Eostre ou Ostara. Independentemente do que um dia possa ter significado no passado, a sua celebração no presente deve ser avaliada com base no que significa hoje. Os cristãos que celebram a Semana Santa não são mais pagãos do que as igrejas que se reúnem para celebrar o domingo (assim chamado porque era o "Dia do Sol" pagão). As origens pagãs dos nomes dos dias da semana não têm nada a ver com as reuniões semanais

da igreja, e os antigos festivais pagãos da primavera não têm nenhuma relação real com a celebração cristã moderna da Semana Santa. Embora não tenha sido escrito sobre a Páscoa, Romanos 14:5-6 pode ser aplicado: "Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem-definida em sua própria mente. Quem distingue entre dia e dia para o Senhor o faz; e quem come para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come para o Senhor não come e dá graças a Deus". Se um cristão se preocupa com algum aspecto da celebração da Semana Santa, então deve fazer o que acha certo. Ele não deve julgar os outros que comemoram de maneira diferente, nem os outros devem julgá-lo quando não há uma diretriz bíblica clara.

© Copyright Got Questions Ministries