GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que é ‘O Segredo’? O que é a lei da atração?"

Resposta:
"O Segredo", também conhecido como a "lei da atração", é a ideia de que, devido à nossa conexão com uma "força energética universal", nossos pensamentos e sentimentos têm a capacidade de manipular essa força energética ao nosso gosto. De acordo com "O Segredo", nossos pensamentos e sentimentos atraem uma energia correspondente a nós mesmos. Se nossos pensamentos são negativos, atraímos coisas negativas. Se nossos sentimentos são positivos, atraímos coisas positivas. A mensagem essencial de "O Segredo" é que todos nós temos o poder de determinar o nosso próprio destino. Ele afirma que todos nós podemos criar a nossa própria realidade, que através da aplicação plena e consistente da "lei da atração", podemos ser quem queremos ser e ter tudo o que queremos ter.

Existe alguma verdade em "O Segredo"? Existe alguma validade para a lei da atração? Tal como acontece com a maioria das outras ideias populares, "O Segredo" tem uma pepita de verdade que é expandida para extremos antibíblicos e ilógicos. Por exemplo, uma tese da lei da atração é que nossa saúde física é determinada por nossos pensamentos e sentimentos. Está medicamente comprovado que o estresse e a preocupação são prejudiciais ao corpo, enquanto a alegria e a paz realmente ajudam no processo de cura. A Bíblia concorda: "O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos" (Provérbios 17:22). "O olhar de amigo alegra ao coração; as boas-novas fortalecem até os ossos" (Provérbios 15:30). Enquanto Davi lutava contra a culpa de suas más ações não confessadas, ele declarou: "Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia" (Salmo 32:3). Nossos pensamentos e sentimentos têm um impacto em nosso bem-estar físico. No entanto, isso se deve a como Deus projetou nossos corpos – não por causa de nossa conexão com uma força de energia universal e nossa negatividade ou positividade atraindo sintomas físicos negativos ou positivos.

Um segundo erro na "lei da atração" é sua ênfase no dinheiro e na riqueza. A Bíblia tem muito a dizer sobre a riqueza e a administração de dinheiro e recursos. Provérbios 13:11 exclama: "Os bens que facilmente se ganham, esses diminuem, mas o que ajunta à força do trabalho terá aumento." Da mesma forma, Provérbios 17:16 proclama: "De que serviria o dinheiro na mão do insensato para comprar a sabedoria, visto que não tem entendimento?" Nosso sucesso financeiro é determinado por nossas decisões, nosso trabalho árduo e nossa sábia administração do que temos. Não importa quão positivos sejam nossos pensamentos e quão focada nossa mente esteja na riqueza, se construímos montanhas de dívidas, as contas continuarão a vir (Provérbios 22:7). O único impacto que o segredo do "pensamento positivo" pode ter em nossa situação financeira é nos motivar a trabalhar mais e a gastar sabiamente. O Segredo – e seu foco em alcançar a riqueza – vai diretamente contra os ensinamentos da Bíblia. Salomão, o homem mais sábio e rico da Bíblia, observou: "Quem ama o dinheiro jamais dele se farta; e quem ama a abundância nunca se farta da renda; também isto é vaidade" (Eclesiastes 5:10). Jesus, que possuía tudo, nos advertiu: “Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui” (Lucas 12:15). 1 Timóteo 6:10 não poderia dizer isso mais claramente: “Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.”

Com isso dito, o principal erro de "O Segredo" / lei da atração é sua visão, ou a falta dela, de Deus. Na lei da atração, Deus, se é que existe, nada mais é do que uma força de energia universal que manipulamos por nossos pensamentos e sentimentos. A lei da atração assume uma visão panteísta (Deus é tudo) de Deus. O Segredo nega as idéias de um Deus pessoal (com pensamentos, sentimentos e emoções) e um Deus soberano (onipotente e onisciente, perfeitamente no controle de tudo). A mensagem central de "O Segredo" é que estamos no controle do nosso próprio destino. Deus sabe que a verdade é muito diferente: "Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda" (Salmo 139:16). Nabucodonosor, o maior rei da antiga Babilônia e um candidato principal para alguém que conheceria "O Segredo", declarou: "Mas ao fim daqueles dias, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu, tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei, e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é sempiterno, e cujo reino é de geração em geração. Todos os moradores da terra são por ele reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?'" (Daniel 4:34-35).

De acordo com os proponentes da lei da atração, todos nós somos "encarnações de Deus". Somos todos nossos próprios deuses, capazes de criar a nossa própria realidade, capazes de controlar o nosso próprio destino. Esta mentira não é um segredo, e não é nada novo. A principal tentação de Satanás sempre foi obter conhecimento e, assim, tornar-se como Deus: "Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal" (Gênesis 3:5). A própria queda de Satanás da glória foi esse mesmo erro: "Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo" (Isaías 14:13-14). A mensagem de "O Segredo" é a mesma que Satanás usou para tentar Adão e Eva a pecar: "Você não precisa de Deus - você pode ser Deus!" E assim como Satanás falhará em sua busca de ser Deus (Isaías 14:15; Apocalipse 20:10), também todos aqueles que procuram ser seu próprio deus falharão: "...sois deuses... como homens" (Salmo 82:6-7).

O verdadeiro "segredo" é que Deus está no controle. Deus tem um plano soberano e perfeito para nós. A chave é entrar em sintonia com Deus, entendendo assim Seu coração e conhecendo Sua vontade. Em vez de buscar riqueza, fama, poder e prazer (nos quais não há nada além de vazio), devemos buscar um relacionamento com Deus, permitindo que Ele coloque Seus desejos perfeitos em nosso coração e mente, conformando nossos sentimentos aos Seus— e então nos concedendo o desejo de Seu e nosso coração. "Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará. Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia" (Salmo 37:4-6).

Se você deseja descobrir o verdadeiro segredo para uma vida feliz e plena, leia o nosso artigo sobre "Qual é o caminho da salvação?"

© Copyright Got Questions Ministries