GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Quem foi Raabe na Bíblia?"

Resposta:
No livro de Josué, somos apresentados a uma das heroínas mais instigantes e surpreendentes do Antigo Testamento. Raabe, a prostituta da cidade cananeia de Jericó, é notável por sua grande fé e por seu lugar na linhagem de Jesus Cristo. No entanto, um exame mais detalhado da vida dessa notável mulher gentia pode levar a uma compreensão mais profunda do plano de Deus para a Sua igreja e o Seu trato com os crentes individuais em graça e misericórdia.

A história de Raabe é encontrada em Josué 2-6. Esta passagem descreve a conquista da cidade fortificada de Jericó pelos israelitas. Em sua época, Jericó era a cidade fortificada cananeia mais importante do vale do Jordão. Era uma fortaleza que ficava bem no caminho dos israelitas, que tinham acabado de cruzar o rio Jordão (Josué 3:1-17). Antes de entrar na terra a oeste do Jordão, Josué enviou dois espias para inspecionar a terra. O rei de Jericó soube que dois espiões israelitas estavam dentro de sua cidade e ordenou que fossem capturados. Raabe, a mulher com quem os espiões estavam, os protegeu e os escondeu em seu telhado. Ela disse a eles que o povo de Jericó tinha medo dos israelitas desde que tinham derrotado os egípcios graças ao milagre do Mar Vermelho (cerca de 40 anos antes). Ela concordou em ajudá-los a escapar, desde que ela e sua família fossem poupados na próxima batalha. Os espias concordaram com o seu pedido, dando-lhe três condições que deveriam ser atendidas 1) ela tinha que distinguir sua casa das outras ao pendurar uma corda escarlate na janela para que os israelitas soubessem qual casa deveriam poupar; 2) sua família deveria estar dentro de casa durante a batalha; e 3) ela não deveria entregar os espiões.

Depois de escapar com segurança da cidade, os dois espias retornaram a Josué e relataram que "todos os seus moradores estão desmaiados diante de nós". Os israelitas cruzaram o Jordão para Canaã, onde sitiaram a cidade de Jericó. Eles destruíram completamente a cidade e mataram todos os homens, mulheres e crianças que viviam lá. Apenas Raabe e sua família foram poupados. Por fim, Raabe se casou com Salmom, um israelita da tribo de Judá. Seu filho foi Boaz, marido de Rute. José, o pai legítimo de Jesus, é seu descendente direto.

Raabe foi uma jovem prostituta cananeia e, como tal, não é uma candidata apropriada para ser uma heroína da fé. Jericó foi uma das principais sedes de adoração de ídolos, especialmente dedicada a Astarote, a deusa da lua. Aqui foi encontrado tudo o que havia de mais vil e degradante na religião dos cananeus. Muitos comentaristas bíblicos, ansiosos para remover o estigma associado à designação de "prostituta" de uma pessoa incluída na genealogia de Cristo (Mateus 1:5), descreveram Raabe como anfitriã ou taberneira. No entanto, o uso bíblico da palavra hebraica zanah (Levítico 21:7-14; Deuteronômio 23:18; Juízes 11:1; 1 Reis 3:16) e a autoridade dos apóstolos (Hebreus 11:31; Tiago 2:25) confirmam que o uso da palavra "prostituta" é válido.

É evidente que Raabe era perspicaz, inteligente e bem informada. Raabe identificou os espias pelo que eram, escondeu-os e tem uma história confiável pronta para enganar os oficiais do rei. Raabe não negou ter entretido os homens. Ela disse que eles tinham saído ao anoitecer, quando seria difícil para alguém ter certeza de que poderia ver alguma coisa com clareza. Os oficiais não queriam correr o risco de parar e revistar a casa de Raabe porque, se o fizessem, os espias teriam tempo de escapar. Por fim, a prostituta cananeia dá excelentes conselhos aos dois israelitas. Ela diz a eles para se esconderem nas colinas por três dias antes de tentar cruzar o Jordão.

Espiritualmente, Raabe não estava em uma circunstância ideal para ter fé no único Deus verdadeiro, o Deus de Israel. Ela era cidadã de uma cidade maligna que estava sob a condenação de Deus. Raabe fazia parte de uma cultura corrupta, depravada e pagã. Ela não havia recebido orientação piedosa de Moisés ou Josué. No entanto, Raabe tinha uma vantagem: ela ouvira de muitos homens com quem entrou em contato que os israelitas deveriam ser temidos. Ela ouviu as histórias sobre a fuga do Egito, a travessia do Mar Vermelho, suas andanças no deserto e sua recente vitória sobre os amorreus. Ela aprendeu o suficiente para chegar à conclusão correta e salvadora: "o Senhor, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra" (Josué 2:11). Foi essa mudança de coração, essa fé — acompanhada de ações motivadas pela fé — que salvou Raabe e sua família.

Costuma-se dizer que Raabe, além de ser uma pessoa histórica real, também representa um prenúncio ou "tipo" simbólico da igreja e dos crentes gentios. Na verdade, ela foi a primeira convertida gentia conhecida. Há muitas maneiras pelas quais Raabe representa a igreja. Primeiro, ela fazia parte de um sistema mundial pagão, uma prostituta, que por sua conversão conseguiu se tornar uma noiva legítima. Da mesma forma, Israel foi o primeiro povo escolhido de Deus, mas foi temporariamente separado para que os gentios pudessem entrar no reino de Deus, e agora a igreja é considerada a noiva de Cristo (Romanos 11; Efésios 5:25-27). Em segundo lugar, Raabe, por abrigar os espias, foi salva por meio de sua fé em que "o Senhor é Deus em cima no céu e embaixo na terra" (Hebreus 11:31). Da mesma forma, os cristãos são salvos pela fé em Jesus Cristo. "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus" (Efésios 2:8).

Terceiro, embora Raabe e os cristãos sejam salvos por um ato de graça por meio da fé, a verdadeira fé requer e é exemplificada pela ação (Tiago 2). Raabe teve que colocar o cordão escarlate pela janela. Os cristãos devem aceitar Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor e depois viver de uma maneira que mostre que a nossa fé é real. Quarto, Raabe poderia ter indicado a localização de sua casa de muitas maneiras. Mas a única forma de se salvar foi seguindo as instruções que lhe foram dadas pelos espias israelitas. O mundo nos diz que existem muitos caminhos para Deus e a salvação, e que todos são igualmente válidos. Mas a Bíblia nos diz, a respeito de Jesus Cristo, que "não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos" (Atos 4:12). Quinto, a fé de Raabe permitiu que ela se afastasse de sua cultura, seu povo e sua religião e se aproximasse do Senhor. O compromisso com a verdadeira fé em Deus pode tornar necessário estabelecer prioridades em relação às do mundo, assim como somos exortados a fazer em Romanos 12:2.

Por fim, quando chegamos a Cristo, o nosso passado não importa mais. Uma lousa limpa é feita para todos os que acreditam e aceitam o sacrifício de Jesus na cruz por nós. Raabe não era mais considerada uma prostituta impura, mas digna pela graça de fazer parte da linhagem de nosso Senhor Jesus Cristo. Assim como foi enxertada na linhagem de Cristo, nós nos tornamos filhos de Deus e participantes da Sua herança (Romanos 11). Na vida de Raabe encontramos a história inspiradora de todos os pecadores que foram salvos pela graça. Em sua história, aprendemos sobre a maravilhosa graça de Deus que pode salvar até mesmo os piores pecadores e conduzi-los a uma vida abundante em Cristo Jesus.

© Copyright Got Questions Ministries