GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que é o protestantismo?"

Resposta:
O protestantismo é uma das principais divisões da fé cristã. Tradicionalmente, o protestantismo inclui todas as igrejas fora das tradições da Igreja Católica Romana e Ortodoxa. As igrejas protestantes afirmam os princípios da Reforma Protestante iniciados pelas 95 Teses de Martinho Lutero em 1517. Os protestantes foram chamados pela primeira vez por esse nome porque “protestaram” contra o papado e o domínio romano dentro da Igreja.

O próprio protestantismo contém muitas denominações diferentes. Elas incluem a Igreja Luterana (em homenagem a Martinho Lutero), a Igreja Presbiteriana (associada a John Knox) e os batistas (também chamados de movimento da Igreja Livre e associados a igrejas que batizam apenas crentes).

A tradição protestante tem sido historicamente representada pelos cinco solas: somente a fé, somente Cristo, somente a graça, somente as Escrituras e somente a glória de Deus. Os cinco solas enfatizam os seguintes três pontos doutrinários:

Primeiro, os protestantes sustentam a Bíblia Sagrada como a única autoridade em matéria de fé e prática. A Igreja Ortodoxa, por outro lado, reconhece a tradição sagrada como igualmente autorizada. A Igreja Católica Romana inclui a tradição sagrada e a autoridade do Papa. Os reformadores expressaram essa distinção com o termo sola scriptura (“somente a Escritura”). Os protestantes enfatizam a inspirada Palavra de Deus como a nossa autoridade perfeita (2 Timóteo 3:16-17; 2 Pedro 1:20-21).

Em segundo lugar, os protestantes apegam-se somente à fé como o único requisito para obter a salvação, à parte das obras. A Igreja Católica Romana exige a guarda de sete sacramentos e muitas vezes fala de obras como parte da salvação de uma pessoa. No entanto, Efésios 2:8-9 apoia claramente a doutrina protestante de que a salvação é somente pela graça por meio da fé somente em Cristo: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.”

Terceiro, os protestantes acreditam em viver somente para a glória de Deus. Embora o ensino católico romano concorde com essa crença, muitas vezes é expresso em conjunto com a obediência fiel à Igreja e seus líderes. Em contraste, os protestantes ensinam o sacerdócio de cada crente, conforme declarado em 1 Pedro 2:9: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” Os protestantes rejeitam o sistema do sacerdócio católico e, em vez disso, juram fidelidade a Deus e à Sua glória, afirmando os dons de cada seguidor de Jesus Cristo (Romanos 12; 1 Coríntios 12:1-8).

O protestantismo continua a alcançar aproximadamente 800 milhões de pessoas hoje que buscam adorar a Deus sob a autoridade das Escrituras, crendo na salvação somente pela fé e honrando o sacerdócio de cada pessoa nascida de novo.

© Copyright Got Questions Ministries