GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Jesus tem um corpo físico no céu?"

Resposta:
A ressurreição física e corporal de Jesus é fundamental para a doutrina cristã e para a nossa esperança do céu. Porque Jesus ressuscitou dos mortos com um corpo físico, todo cristão tem a garantia da sua própria ressurreição corporal (João 5:21, 28; Romanos 8:23). Jesus está agora no céu, onde é retratado como sentado em um lugar de autoridade, à direita de Deus (1 Pedro 3:22). Mas o corpo de Jesus no céu é o mesmo que o Seu corpo na terra?

A Bíblia deixa claro que o corpo de Jesus foi ressuscitado. A tumba estava vazia. Ele era reconhecível para aqueles que O conheciam. Jesus Se mostrou a todos os seus discípulos após a ressurreição e mais de quinhentas pessoas foram testemunhas oculares da Sua presença terrena após a ressurreição (1 Coríntios 15:4-6). Em Lucas 24:16, no caminho para Emaús, dois dos discípulos de Jesus "estavam como que impedidos de o reconhecer." No entanto, mais tarde, "os olhos deles se abriram, e eles reconheceram Jesus" (versículo 31). Não é que Jesus fosse irreconhecível; é que, por um tempo, os discípulos foram sobrenaturalmente impedidos de reconhecê-lO.

Mais tarde, no mesmo capítulo de Lucas, Cristo deixa claro para os Seus discípulos que Ele tem um corpo físico e não é um espírito desencarnado: "Vejam as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo. Toquem em mim e vejam que é verdade, porque um espírito não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho" (Lucas 24:39). Depois de passar quarenta dias com os Seus discípulos, Jesus ascendeu corporalmente ao céu (Atos 1:9). Jesus ainda é humano e tem um corpo humano no céu agora. No entanto, o Seu corpo é diferente. A carne humana terrena é perecível, mas os corpos celestes são imperecíveis (1 Coríntios 15:50). Jesus tem um corpo físico, com uma diferença. O Seu corpo ressuscitado é projetado com a eternidade em vista.

Primeiro Coríntios 15:35–49 descreve como será o corpo do crente no céu. Nossos corpos celestes diferem dos nossos terrestres em tipo de carne, esplendor, poder e longevidade. O apóstolo Paulo também afirma que o corpo do crente será uma imagem do corpo de Cristo (versículo 49). Paulo discute esse assunto novamente em 2 Coríntios, onde compara corpos terrestres a casas, e corpos celestes a habitações celestiais (2 Coríntios 5:1–2). Paulo diz que, quando as casas terrestres se desgastarem, os cristãos não serão deixados "nus" — isto é, sem um corpo para morar (2 Coríntios 5:3). Quando o novo corpo for "revestido", passaremos da mortalidade para a imortalidade (2 Coríntios 5:4).

Portanto, sabemos que o cristão terá um corpo celestial como o "corpo glorioso" de Jesus (Filipenses 3:21). Na Sua encarnação, Jesus assumiu a carne humana, e na Sua ressurreição, o Seu corpo foi glorificado — embora tivesse retido as cicatrizes (João 20:27). Ele sempre será o Deus-Homem, sacrificado por nós. Cristo, o Criador do universo, Se inclinará para sempre em nosso nível, e será conhecido por nós no céu, em uma forma tangível que podemos ver, ouvir e tocar (Apocalipse 21:3-4; 22:4).

© Copyright Got Questions Ministries