GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: Por que Jesus foi batizado? Por que o batismo de Jesus foi importante?| GotQuestions.org/Portugues

Resposta:
À primeira vista, parece que o batismo de Jesus não tem propósito algum. O batismo de João foi o batismo do arrependimento (Mateus 3:11), mas Jesus não tinha pecado e não precisava de arrependimento. Até João ficou surpreso com a vinda de Jesus a ele. João reconheceu o seu próprio pecado e estava ciente de que ele, um homem pecador e necessitado de arrependimento, não estava apto para batizar o imaculado Cordeiro de Deus: “Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?” (Mateus 3:14). Jesus respondeu que isso deveria ser feito porque “nos convém cumprir toda a justiça” (Mateus 3:15).

Há vários motivos pelos quais foi apropriado que João batizasse Jesus no início do Seu ministério público. Jesus estava prestes a embarcar em Sua grande obra, e era apropriado que fosse reconhecido publicamente por Seu precursor. João foi a “voz que clama no deserto” profetizada por Isaías, chamando as pessoas ao arrependimento em preparação para o seu Messias (Isaías 40:3). Ao batizá-Lo, João estava declarando a todos que aqui estava Aquele por quem estavam esperando, o Filho de Deus, Aquele que ele havia predito que batizaria “com o Espírito Santo e com fogo” (Mateus 3:11).

O batismo de Jesus por João assume uma dimensão adicional quando consideramos que João era da tribo de Levi e descendente direto de Arão. Lucas especifica que ambos os pais de João eram da linhagem sacerdotal de Arão (Lucas 1:5). Um dos deveres dos sacerdotes no Antigo Testamento era apresentar os sacrifícios diante do Senhor. O batismo de Jesus por João Batista poderia ser visto como uma apresentação sacerdotal do Sacrifício Final. As palavras de João no dia seguinte ao batismo têm um ar decididamente sacerdotal: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (João 1:29).

O batismo de Jesus também mostrou que Ele se identificou com os pecadores. O Seu batismo simbolizou o batismo dos pecadores na justiça de Cristo, morrendo com Ele e ressuscitando livres do pecado e capazes de andar em novidade de vida. Sua justiça perfeita cumpriria todos os requisitos da Lei para os pecadores que nunca poderiam esperar fazê-lo por conta própria. Quando João hesitou em batizar o Filho de Deus sem pecado, Jesus respondeu que era apropriado “cumprir toda a justiça” (Mateus 3:15). Com isso, Jesus aludiu à justiça que fornecida a todos os que vêm a Ele para trocar seus pecados pela Sua justiça (2 Coríntios 5:21).

Além disso, a vinda de Jesus a João mostrou a Sua aprovação ao batismo de João, dando testemunho de que era do céu e aprovado por Deus. Isso seria importante no futuro, quando outros começariam a duvidar da autoridade de João, especialmente após a sua prisão por Herodes (Mateus 14:3-11).

Talvez o mais importante seja que a ocasião do batismo público registrou para todas as gerações futuras a personificação perfeita do Deus trino revelado em glória do céu. O testemunho diretamente do céu do prazer do Pai com o Filho e da descida do Espírito Santo sobre Jesus (Mateus 3:16-17) é uma bela imagem da natureza trinitária de Deus. Também retrata a obra do Pai, do Filho e do Espírito na salvação daqueles que Jesus veio salvar. O Pai ama os eleitos desde antes da fundação do mundo (Efésios 1:4); Ele envia o Seu Filho para buscar e salvar os perdidos (Lucas 19:10); e o Espírito convence do pecado (João 16:8) e atrai o crente ao Pai através do Filho. Toda a gloriosa verdade da misericórdia de Deus através de Jesus Cristo está exposta no Seu batismo.


© Copyright Got Questions Ministries