GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Por que Deus permite que Satanás nos ataque?"

Resposta:
Os ataques de Satanás contra nós vêm em várias formas. 1) Ele usa o mundo ímpio (o qual ele controla, 1 João 5:19) para atiçar a nossa carne e nos tentar a pecar. 2) Ele usa o mundo incrédulo para tentar nos enganar com a "sabedoria" mundana que se opõe à verdade de Deus. 3) Ele usa falsos cristãos para tentar nos enganar em um falso evangelho centrado em um falso Jesus. 4) Ele às vezes nos aflige fisicamente, ou nossos entes queridos, com doença, crime, tragédia ou perseguição. Sabendo que Deus é o soberano governante do universo, naturalmente perguntamos: por que Deus permite que Satanás nos ataque dessa maneira?

A Bíblia ensina que Deus permite a Satanás uma certa liberdade (veja Jó 1:12), mas essa liberdade é sempre limitada. Satanás não pode fazer tudo o que deseja. Satanás escolhe atacar os filhos de Deus (veja 1 Pedro 5:8) e o seu plano é sempre mau, pois Satanás é um assassino (João 8:44). Em contraste, o desígnio de Deus ao permitir certos ataques satânicos é sempre bom; Deus ama os Seus filhos (1 João 4:16). José enfrentou muitos ataques satânicos em sua vida, mas no final pôde falar com confiança de dois propósitos opostos atrás dos mesmos acontecimentos: "Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem" (Gênesis 50:20).

Não podemos culpar Deus pelo que Satanás faz. Nossa vulnerabilidade ao ataque satânico começou com a escolha de Adão para seguir as sugestões mentirosas de Satanás no jardim do Éden. Quando Satanás atacou Jó através da perda de sua família, riqueza e saúde, Jó não culpou a Deus. Observe Jó 1:21-22: "e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR! Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma."

À medida que os crentes passam pelos ataques de Satanás, eles podem confiar na verdade de Romanos 8:28: "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus...." Portanto, a suposição é que passaremos por coisas "boas" e "ruins", mas "todas" irão, de acordo com a promessa de Deus, contribuir para fins "bons". Portanto, mesmo os ataques de Satanás, embora sejam malignos, podem ter e terão, no fim das contas, um "bom" resultado, na medida em que Deus os usa para nos conformar com Cristo, Seu Filho (ver Romanos 8:29). Os ataques de Satanás, juntamente com todas as outras tribulações, podem fazer com que os crentes amem mais a Deus, resistam a Satanás mais, pratiquem a paciência e se fortaleçam na fé de muitas outras maneiras. Louve a Deus por Sua proteção soberana. Agradeça a Ele pelo Seu plano de fazer com que tudo – até mesmo os ataques de Satanás- "cooperem para o bem"!

© Copyright Got Questions Ministries