GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que significa que Deus é bom?"

Resposta:
Jesus declarou: "Por que você me chama de bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus" (Lucas 18:19). 1 João 1:5 nos diz que "Deus é luz, e não há nele treva nenhuma." Dizer que Deus é bom significa que Deus sempre age de acordo com o que é certo, verdadeiro e bom. A bondade faz parte da natureza de Deus, e Ele não pode contradizer a Sua natureza. A santidade e a justiça fazem parte da natureza de Deus; Ele não pode fazer nada que seja profano ou injusto. Deus é o padrão de tudo que é bom.

O fato de Deus ser bom significa que o mal não existe nEle, que as Suas intenções e motivações são sempre boas, que Ele sempre faz o que é certo e que o resultado do Seu plano é sempre bom (ver Gênesis 50:20). Não há nada desagradável, mau ou sombrio nEle. A Bíblia ensina que a bondade de Deus se estende da Sua natureza a tudo o que faz (Salmo 119:68). "Porque o Senhor é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade" (Salmo 100:5).

Tudo o que Deus criou era originalmente bom: "Deus viu tudo o que havia feito, e eis que era muito bom" (Gênesis 1:31; cf. 1 Timóteo 4:4). A bondade de Deus é mostrada na Lei que Ele deu a Israel, pois essa Lei é santa, justa e boa (Romanos 7:12). "Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm lá do alto" (Tiago 1:17). Deus pode criar apenas o que é bom porque Ele é totalmente bom.

Deus não criou o mal (Habacuque 1:13; 1 João 1:5). Pelo contrário, o mal é a ausência da bondade; é tudo o que Deus não é. Por causa da Sua bondade, Deus abomina o pecado e o julgará algum dia (Romanos 2:5). Nunca é a vontade do nosso bom Deus que pequemos: "Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo não tenta ninguém" (Tiago 1:13).

A bondade de Deus deve levar à gratidão de nossa parte: "Deem graças ao Senhor, porque ele é bom, e a sua misericórdia dura para sempre" (Salmo 107:1; cf. 1 Crônicas 16:34; Salmo 118:1; 136). No entanto, as pessoas não querem naturalmente seguir ou agradecer a Deus. Em vez disso, "os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más" (João 3:19). No Antigo Testamento, os israelitas rejeitaram repetidamente a boa lei de Deus, esqueceram-se da Sua bondade para com eles e foram infiéis a Ele: "esqueceram-se das suas obras e das maravilhas que lhes havia mostrado" (Salmo 78:11).

Por fim, a bondade de Deus é vista no Seu plano de nos redimir do pecado. O evangelho é a mensagem das "boas novas". Em Sua bondade, Deus enviou o Seu Filho para Se tornar o sacrifício perfeito e sem culpa para que pudéssemos ser perdoados dos nossos pecados. Deus não quer "que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento" (2 Pedro 3:9), e "a bondade de Deus é que leva você ao arrependimento" (Romanos 2:4).

Só existe Um que é plena e verdadeiramente bom — Deus. Esse bom Deus nos convida a buscá-lO: "Provem e vejam que o Senhor é bom; bem-aventurado é quem nele se refugia" (Salmo 34:8).

© Copyright Got Questions Ministries