GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que é o Credo Niceno?"

Resposta:
Além do Credo dos Apóstolos, o Credo Niceno é provavelmente o conjunto de declarações mais universalmente aceitas e reconhecidas da fé cristã. O Credo Niceno foi adotado pela primeira vez em 325 d.C. no Concílio de Niceia. O imperador romano Constantino convocou o Concílio de Niceia em uma tentativa de unificar a igreja cristã com uma doutrina, especialmente nas questões da Trindade e da divindade e humanidade de Jesus Cristo. O Credo Niceno diz o seguinte:

“Creio em um Deus, Pai Todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e de todas as coisas visíveis e invisíveis.

“E em um Senhor Jesus Cristo, o unigênito Filho de Deus, gerado pelo Pai antes de todos os séculos, Deus de Deus, Luz da Luz, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus, gerado, não feito, de uma só substância com o Pai; pelo qual todas as coisas foram feitas; o qual por nós homens e por nossa salvação, desceu dos céus, foi feito carne pelo Espírito Santo da Virgem Maria, e foi feito homem; e foi crucificado por nós sob o poder de Pôncio Pilatos. Ele padeceu e foi sepultado; e no terceiro dia ressuscitou conforme as Escrituras; e subiu ao céu e assentou-se à direita do Pai, e de novo há de vir com glória para julgar os vivos e os mortos, e seu reino não terá fim.

“E no Espírito Santo, Senhor e Vivificador, que procede do Pai, que com o Pai e o Filho conjuntamente é adorado e glorificado, que falou através dos profetas. Creio na Igreja una, universal e apostólica, reconheço um só batismo para remissão dos pecados; e aguardo a ressurreição dos mortos e da vida do mundo vindouro. Amém.”

Houve algumas revisões no Credo Niceno, incluindo uma com a “Cláusula Filioque”. O Concílio de Constantinopla em 381 d.C. expandiu a linguagem do credo para esclarecer o conceito ortodoxo da Trindade. Esta é a versão (mostrada acima) hoje mais comumente chamada de “Credo Niceno”.

No geral, o Credo Niceno é um bom resumo da doutrina cristã. No entanto, há duas questões principais. A primeira diz respeito à frase "igreja una e apostólica". Em algumas versões, encontramos “igreja católica e apostólica”. Isso não se refere à Igreja Católica Romana como a conhecemos hoje. A palavra "católico" significa "universal". (A verdadeira igreja "católica" são todos aqueles que colocaram sua fé em Jesus Cristo para a salvação. Por favor, veja o nosso artigo intitulado "Qual a diferença entre a igreja universal e a igreja local?"). Além disso, "apostólico" significa "construído sobre o ensino dos apóstolos" e não é uma declaração de apoio à sucessão apostólica. Em segundo lugar, "batismo para remissão dos pecados" é um conceito muito mal compreendido. Veja o nosso artigo intitulado "O batismo é necessário para a salvação?"

© Copyright Got Questions Ministries