GotQuestions.org/Portugues




Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre os sem-teto/pessoas de rua?"

Resposta:
A Bíblia reconhece o fato dos sem-teto e nos instrui a ajudar aqueles que são pobres e necessitados, inclusive as pessoas desamparadas.

Em Seu ministério, Jesus se identificou com os sem-teto. Em Mateus 8:20, Jesus afirma que até os animais têm um lugar para chamar de lar, mas Ele não tinha onde reclinar a cabeça. Hospedou-se nas casas de quem o acolheu e outras vezes lá fora. Ele nasceu em um estábulo e até passou a última noite antes da crucificação do lado de fora, em um jardim. O apóstolo Paulo também se viu em uma situação de desamparo muitas vezes (1 Coríntios 4:11).

Deus espera que o Seu povo ajude os desabrigados. A Lei trata diretamente de cuidar dos necessitados. Em Levítico 25:35, Deus ordena a Seu povo que ajude a sustentar aqueles que estão desabrigados e são incapazes de se sustentar: "Se alguém do seu povo se tornar pobre e as suas mãos se enfraquecerem, então você tem o dever de sustentá-lo; ele viverá com você como estrangeiro e peregrino" (veja também Deuteronômio 15:7-11). O Senhor repreendeu aqueles que mantiveram a forma externa da religião e ainda assim não se importaram com os pobres: “Será que não é este o jejum que escolhi: ... que vocês repartam o seu pão com os famintos, recolham em casa os pobres desabrigados, vistam os que encontrarem nus e não voltem as costas ao seu semelhante?” (Isaías 58:6-7).

Provérbios, um livro de sabedoria, estabelece o princípio de dar aos pobres e relaciona-o com uma bênção: "Quem se compadece do pobre empresta ao Senhor, e este lhe retribuirá o benefício" (Provérbios 19:17). Aqueles que se recusam a ajudar os pobres perderão: "Quem dá aos pobres não terá pobreza, mas quem desvia os olhos terá muitas maldições" (Provérbios 28:27).

No Novo Testamento, Jesus e Seus discípulos regularmente doavam aos pobres (veja João 13:29), e Jesus nos ordena a seguir o Seu exemplo e cuidar dos pobres também: "Dê a quem lhe pede e não volte as costas ao que quer lhe pedir emprestado" (Mateus 5:42). Como diz Tiago, as palavras são inúteis; nossas palavras (e nossa fé) devem ser acompanhadas de ações: “Se um irmão ou uma irmã estiverem com falta de roupa e necessitando do alimento diário, e um de vocês lhes disser: ‘Vão em paz! Tratem de se aquecer e de se alimentar bem’, mas não lhes dão o necessário para o corpo, qual é o proveito disso?” (Tiago 2:15-16).

A Bíblia não foge da difícil e desagradável realidade de que algumas pessoas passaram por terríveis reveses e dificuldades em suas vidas, a ponto de chegar à miséria. A Bíblia reconhece que a pobreza, a injustiça social e a falta de moradia são problemas reais que afetam constantemente a sociedade (Marcos 14:7). A Bíblia ensina que devemos ser radicalmente diferentes do mundo na maneira como vemos e tratamos nossos semelhantes. Na verdade, devemos fazer tudo o que pudermos para ajudar os sem-teto e os necessitados, confiando que Deus nos recompensará no devido tempo. Nosso Senhor disse: "Pelo contrário, ao dar um banquete, convide os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos, e você será bem-aventurado, pelo fato de não terem eles com que recompensá-lo. A sua recompensa você receberá na ressurreição dos justos" (Lucas 14:13-14).

Uma vez que Deus criou todas as pessoas à Sua imagem e semelhança (Gênesis 1:27), todos, independentemente de status social ou limitações econômicas, têm valor inerente. Oprimir ou explorar aqueles que são mais fracos ou mais pobres do que nós é algo muito perverso. Do começo ao fim, as escrituras dizem que devemos mostrar generosidade, compaixão, bondade e misericórdia de maneira prática e concreta. Até mesmo o nosso Senhor Jesus disse que "não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos" (Marcos 10:45).

© Copyright Got Questions Ministries