GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre a santidade? O que significa ser santo?"

Resposta:
Em 1 Pedro 1:13-16, Pedro escreve aos crentes: “Por isso, preparando o seu entendimento, sejam sóbrios e esperem inteiramente na graça que lhes está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. Como filhos obedientes, não vivam conforme as paixões que vocês tinham anteriormente, quando ainda estavam na ignorância. Pelo contrário, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, porque está escrito: ‘Sejam santos, porque eu sou santo.’” Pedro está citando Levítico 11:44 e Levítico 19:2.

Primeiro, vamos olhar para a santidade de Deus. O que significa que Deus é santo? Passagens como 1 Samuel 2:2 e Isaías 6:3 são apenas duas dos muitos exemplos de passagens sobre a santidade de Deus. Outra maneira de descrever “santidade” é “perfeição absoluta”. Deus é diferente de qualquer outro (veja Oseias 11:9), e Sua santidade é a essência dessa "alteridade". Seu próprio ser está completamente ausente até mesmo de um traço de pecado (Tiago 1:13; Hebreus 6:18). Ele está acima de qualquer outro, e ninguém pode se comparar a Ele (Salmo 40:5). A santidade de Deus permeia todo o Seu ser e molda todos os Seus atributos. Seu amor é um amor santo, Sua misericórdia é uma misericórdia santa, e até mesmo Sua fúria e ira são uma ira e fúria santas. Esses conceitos são difíceis para os humanos entenderem, assim como Deus é difícil para nós entendermos em Sua totalidade.

Em seguida, o que significa para nós sermos santos? Quando Deus disse a Israel para serem santos em Levítico 11 e 19, Ele estava instruindo-os a serem distintos das outras nações, dando-lhes regulamentos específicos para governar suas vidas. Israel é a nação escolhida de Deus e Deus os separou de todos os outros grupos de pessoas. Eles são Seu povo especial e, consequentemente, receberam padrões pelos quais Deus queria que vivessem para que o mundo soubesse que pertenciam a Ele. Quando Pedro repete as palavras do Senhor em 1 Pedro 1:16, ele está falando especificamente aos crentes. Como crentes, precisamos ser "separados" do mundo para o Senhor. Precisamos viver segundo os padrões de Deus, não os do mundo. Deus não está nos chamando para sermos perfeitos, mas para sermos distintos do mundo. 1 Pedro 2:9 descreve os crentes como “uma nação santa”. É um fato! Estamos separados do mundo; precisamos viver essa realidade em nosso dia-a-dia, o que Pedro nos diz como fazer em 1 Pedro 1:13-16.

Finalmente, como podemos nos tornar santos? A santidade só resulta de um relacionamento correto com Deus quando cremos em Jesus Cristo como Salvador (aceitando o Seu dom da vida eterna). Se ainda não colocamos nossa fé somente no Filho de Deus para nos salvar de nossos pecados, então nossa busca pela santidade é em vão. Sendo assim, devemos primeiro ter certeza de que somos crentes nascidos de novo (veja João 3). Se realmente somos crentes, então reconhecemos que nossa posição em Cristo automaticamente nos separa do mundo (1 Pedro 2:9). Afinal, temos um relacionamento com o Deus vivo! Por isso devemos viver diariamente uma vida separada, não tentando nos "misturar" com o mundo, mas vivendo de acordo com a Palavra de Deus enquanto estudamos a Bíblia e crescemos nela.



© Copyright Got Questions Ministries