GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre o respeito?"

Resposta:
O apóstolo Pedro resume o ensino da Bíblia sobre o respeito em sua primeira epístola: “Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei” (1 Pedro 2:17). Esta passagem abrange quatro áreas principais de nossas vidas, ensinando-nos que, como seguidores de Cristo, devemos respeitar todas as pessoas, outros cristãos, Deus e as autoridades governamentais. A palavra respeito é uma tradução da palavra grega timesate, que significa “honra ou valor”. Literalmente significa “colocar um grande valor ou alto preço em algo”. Curiosamente, hoje tendemos a colocar nossos valores em nossos direitos pessoais e na igualdade do homem. No entanto, o respeito bíblico é muito diferente, mais sobre uma desigualdade percebida em que reconhecemos que algumas coisas e algumas pessoas são mais importantes do que nós (compare Filipenses 2:3).

Para respeitar a todos, os crentes devem estar conscientes de que Deus criou todas as pessoas à Sua imagem, independentemente de crerem ou não em Cristo. Devemos mostrar-lhes o devido respeito e honra porque suas almas têm mais valor do que todas as riquezas do mundo (Lucas 10:33-34; 1 Coríntios 10:33).

Amar a irmandade dos crentes significa amar todos os crentes, independentemente de cor, nacionalidade, opiniões ou afiliações. Devemos demonstrar ao mundo que amamos nossos irmãos e irmãs em Cristo. O apóstolo João escreveu sobre esse princípio várias vezes. Citando Jesus, ele escreve: “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros” (João 13:34-35; cf. 15:12; 1 João 3:23).

A palavra medo é uma tradução da palavra grega phobeisthe, que significa “medo, pavor e respeito”. A palavra também sugere que nosso temor a Ele nos leva à obediência total (Levítico 18:4; Salmos 119:67; João 14:15). Embora devamos honrar o rei, devemos “temer” a Deus (compare Deuteronômio 10:12; Isaías 8:13). A conclusão é que é somente a Deus que devemos “temer” no sentido de ter um respeito reverente.

Honramos e respeitamos nossas autoridades governamentais porque elas existem pela própria vontade de Deus (Romanos 13:1–7). Tal respeito deve ser dado quer concordemos com elas ou não. Aqueles em autoridade são instrumentos de Deus para cumprir o propósito de governar e dignos do respeito que Deus manda. Quando obedecemos aos princípios desta passagem, damos credibilidade genuína à nossa fé. Como crentes, devemos honrar nossas autoridades governamentais e seus direitos como tal. Mas não podemos dar ao governo os direitos que pertencem somente a Deus (Lucas 20:25).

Os cristãos devem ser um povo de ordem e disciplina, de retidão e justiça. Devemos ser exemplos dinâmicos de amor e paz para que outros possam ser ganhos para Cristo e salvos para a eternidade (Mateus 5:14–16). Parte de viver como exemplos de Cristo diante do mundo observador é mostrar respeito pelos outros.

© Copyright Got Questions Ministries