GotQuestions.org/Portugues




Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre a procrastinação?"

Resposta:
A procrastinação é “a ação de adiar propositalmente a conclusão de algo que deve ser feito”, e em algumas pessoas é uma forma comum de realizar qualquer tarefa. Embora a palavra em si não seja encontrada na Bíblia, podemos encontrar alguns princípios que podem nos ajudar.

Às vezes, a procrastinação é resultado da preguiça, e a Bíblia tem muito a dizer sobre isso. A Bíblia elogia o trabalho árduo e o esforço (Provérbios 12:24; 13:4), mas adverte contra a preguiça e a negligência (Provérbios 15:19; 18:9). Uma solução para a procrastinação é o aumento da diligência, não importa qual seja a tarefa. O cristão deve estar altamente motivado para ser diligente em seu trabalho, pois, em última análise, ele está servindo ao Senhor. "Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor e não para as pessoas" (Colossenses 3:23). Se nos dedicarmos de todo o coração ao nosso trabalho, como diz este versículo, podemos ter dificuldade em procrastinar muito.

A Bíblia nos diz que para algumas coisas não devemos nunca atrasar. Jesus ensinou que a reconciliação com um irmão ofendido deve ser feita imediatamente ao se lembrar da situação (Mateus 5:23-24). Ele também disse que tínhamos que "chegar a um acordo" com nossos adversários (versículo 25). Por mais desagradável que seja buscar a paz com um inimigo, não devemos perder tempo. Da mesma forma, somos instruídos: “Não deixem que o sol se ponha sobre a ira de vocês" (Efésios 4:26). Controlar a nossa raiva adequadamente é uma questão muito importante, e não devemos deixar para amanhã, pois isso daria uma vantagem ao diabo (versículo 27).

Os cristãos não devem procrastinar compartilhar o evangelho com os perdidos. Não há tempo a perder. Jesus comparou a tarefa da evangelização à de um homem que convida pessoas para um grande banquete. Quando enviou seu servo com os convites, ele disse: “Saia depressa para as ruas e becos da cidade e traga para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos” (Lucas 14:21). O que mais chama a atenção no convite é o seu caráter público (todos estão convidados) e urgência (o anúncio da festa deve ser feito "depressa").

Algumas pessoas, quando ouvem o evangelho e percebem a sua necessidade espiritual, demoram a reagir. Este é o tipo mais perigoso de procrastinação. A vida é curta e não sabemos o que acontecerá amanhã (Tiago 4:13-14). A Bíblia nos exorta a nos reconciliarmos com Deus hoje. "Tenham cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha um coração mau e descrente, que se afaste do Deus vivo. Pelo contrário, animem uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama ‘hoje’, a fim de que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado. Como se diz: ‘Hoje, se ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como foi na rebelião’" (Hebreus 3:12-13, 15). Adiar e deixar para depois a reconciliação com Deus significa endurecer o próprio coração.

Jesus pode voltar a qualquer momento; não sabemos quando (Lucas 12:40). O Senhor explicou a importância de estar preparado para a Sua vinda em Mateus 25:1-13. Nesta parábola, dez virgens aguardam a chegada do noivo e que o banquete de casamento comece. Cinco das virgens estavam preparadas para a sua chegada; as outras cinco não quiseram se preparar até que fosse tarde demais e foram deixadas para trás. Jesus chamou as virgens despreparadas de "imprudentes"; uma das razões pelas quais não estavam prontas pode ter sido que deixaram para depois.

Portanto, quando se trata da nossa vida espiritual, não podemos deixar as coisas para depois. Tampouco é conveniente deixar para depois a cura de um relacionamento rompido ou o controle da raiva. E como o nosso serviço a Deus é o que motiva tudo o que fazemos, não temos razão para procrastinar. Em resumo, a procrastinação é um mau hábito com consequências eternas.

© Copyright Got Questions Ministries