GotQuestions.org/Portugues




Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre o pessimismo?"

Resposta:
O pessimismo é a tendência de ver o pior nas coisas e esperar o pior resultado possível. O pessimista é a pessoa que vê o copo meio vazio e quer mostrá-lo aos outros. Os pessimistas às vezes preferem chamar a si mesmos de “realistas”; no entanto, a realidade geralmente não é tão sombria quanto afirmam. Algumas pessoas são otimistas por natureza. Elas veem a luz do sol todos os dias e encontram algo feliz em todas as circunstâncias. Outras parecem ter nascido com um temperamento mais sombrio e não veem necessidade de mudá-lo, pois “é assim que eu sou”. Entretanto, mesmo que o pessimismo seja apenas o que somos, devemos permanecer assim?

A esperança é o oposto do pessimismo, e a Bíblia é um livro de esperança (Salmo 119:105; Provérbios 6:23). O Senhor é o Deus de toda a esperança (Romanos 15:13). De Gênesis a Apocalipse, Deus entrelaça o Seu tema de esperança na história do pecado do homem e suas consequências. Embora muitos dos eventos registrados na Bíblia parecessem sombrios e sem esperança na época, Deus sempre ofereceu um meio de restauração (Deuteronômio 30:1-2; Zacarias 1:3). A contínua oferta de restauração de Deus deve ter precedência sobre o nosso pessimismo natural.

Outra maneira de pensar no pessimismo é a falta de fé. É impossível ter fé sendo pessimista. Os pessimistas visualizam um futuro sem Deus—ou talvez um Deus que não se importa—mas Jesus mostrou o amor de Deus e oferece um futuro promissor (Romanos 5:8; Tito 2:13).

Estávamos condenados a uma eternidade sem Deus por causa do nosso pecado, e não tínhamos como nos salvar (Romanos 3:23; 6:23). Nessa condição, tínhamos o direito de ser pessimistas. "A vida é difícil e depois você morre" é uma afirmação correta para aqueles que rejeitam o dom de perdão e a vida eterna de Deus. Agora, para o cristão, aquele ditado pode ser modificado: "A vida é difícil, mas Jesus está comigo. E quando eu morrer, o céu me espera". Jesus disse a Seus discípulos: "Falei essas coisas para que em mim vocês tenham paz. No mundo, vocês passam por aflições; mas tenham coragem: eu venci o mundo" (João 16:33). Visto que Suas vitórias são nossas vitórias, saber que Cristo venceu o mundo deve transformar os pessimistas em otimistas (Romanos 8:37).

O pessimismo extremo não é o mesmo que o realismo, assim como o otimismo extremo não é o realismo. Os realistas tentam ver a vida como ela realmente é, não como gostariam que fosse. O pessimismo reconhece os fatos e depois especula sobre o quanto vão piorar. Em contraste, o cristão, cuja fé exclui o pessimismo, simplesmente reconhece os fatos como existem e os confia ao Deus que opera milagres (1 Pedro 5:7; Provérbios 3:5-6; Salmos 33:20). O Salmo 42:5 deve se tornar a oração de todos com tendências pessimistas: “Por que você está abatida, ó minha alma? Por que se perturba dentro de mim? Espere em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu”.

Os pessimistas podem redirecionar seus pensamentos negativos para que honrem ao Senhor (2 Coríntios 10:5). Podemos olhar para uma situação de forma realista, mas não precisamos parar por aí. A fé exige que sigamos além do que possamos ver e entender. As Escrituras estão cheias de exemplos de Deus agindo sobrenaturalmente para transformar uma situação verdadeiramente negativa em algo bom para o Seu povo. 2 Reis 6:15-17 conta a história de Eliseu e seu servo quando foram cercados por um exército. O servo ficou apavorado, mas Eliseu lhe disse calmamente: "Não tenha medo, porque são mais os que estão conosco do que os que estão com eles" (versículo 16). Então ele pediu ao Senhor que abrisse os olhos de seu servo. Deus respondeu, e o servo ficou maravilhado ao ver que "o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo" que os protegiam. A fé otimista de Eliseu em Deus superou o pessimismo de seu servo.

Os cristãos devem ver o seu pessimismo como um traço negativo a ser superado. Quando somos cheios do Espírito Santo, Ele traz amor, alegria, paz e uma nova maneira de crer em Deus (Gálatas 5:22). O amor "sempre espera" (1 Coríntios 13:7). Devemos aprender a ouvir nossas próprias palavras, que podem se tornar negativas por hábito. Quando temos a intenção de falar apenas a verdade e responder às nossas situações com fé na Palavra de Deus, o nosso pessimismo pode se transformar em otimismo.

© Copyright Got Questions Ministries