GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre a perseverança?"

Resposta:
A Bíblia tem muito a dizer sobre a perseverança em vários contextos diferentes. Claramente, as Escrituras ensinam que aqueles que “vencem” e perseveram na fé herdarão a vida eterna (Apocalipse 2:7). Essa verdade também é expressa em Colossenses 1:23, onde vemos que as pessoas serão santas, inculpáveis e irrepreensíveis “se é que permaneceis na fé, alicerçados e firmes, não vos deixando afastar da esperança do evangelho.” Os cristãos devem estar de acordo que aqueles que são salvos são aqueles que perseveram e continuam a crer no evangelho.

Há duas visões muito distintas sobre a questão da perseverança dos santos entre os cristãos. A primeira é a visão arminiana de que é possível que os cristãos verdadeiros se afastem de Deus e não perseverem. Isso é consistente com o conceito de salvação que tem o “livre-arbítrio” do homem em foco. É logicamente consistente que, se a escolha do "livre-arbítrio" do homem for o fator determinante de sua salvação, então também seria possível para aquele homem mais tarde escolher rejeitar a Deus e assim perder a sua salvação.

No entanto, a Bíblia ensina claramente que somos "nascidos de novo" pelo Espírito Santo, o que resulta em nossa vinda à fé em Cristo. Todos os que foram "nascidos de novo" têm segurança eterna e perseveram. A doutrina da perseverança dos santos é baseada na promessa de que “aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus” (Filipenses 1:6) e a declaração de Jesus de que “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim” e “que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia” (João 6:37, 39).

Além do conceito de perseverança em relação à salvação, há exortações bíblicas para perseverar na vida cristã. Em suas epístolas pastorais a Timóteo, o apóstolo Paulo lembra ao jovem pastor a ter cuidado “de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes” (1 Timóteo 4:16). O caráter de Timóteo era o de um homem piedoso e sua doutrina era sólida e bíblica. Paulo o advertiu a observá-los de perto e perseverar neles porque - e isto é uma advertência a todos os cristãos – perseverar na vida piedosa e crer na verdade sempre acompanham a conversão genuína (João 8:31; Romanos 2:7).

Outras exortações para perseverar na vida cristã vêm de Tiago, que nos adverte a ser “praticantes da palavra e não somente ouvintes” porque aqueles que ouvem, mas não obedecem, estão “enganando-se a si mesmos”. “Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera… esse será bem-aventurado no que realizar” (Tiago 1:22-25). O sentido aqui é que o cristão que persevera na piedade e nas disciplinas espirituais será abençoado no próprio ato de perseverança. Quanto mais perseveramos na vida cristã, mais Deus concede Suas bênçãos sobre nós, permitindo-nos assim a continuar perseverando. O salmista nos lembra que há grande recompensa em perseverar na vida cristã. Ao guardar os mandamentos de Deus, há “grande recompensa” por nossas almas (Salmo 19:11), paz de espírito, consciência limpa e um testemunho ao mundo mais eloquente do que muitas palavras.

Tiago também nos exorta a perseverar “sob provações” porque aqueles que o fizerem serão abençoados e receberão a “coroa da vida” que Deus prometeu (Tiago 1:12). Assim como o verdadeiro crente estará eternamente seguro em sua salvação, sua fé também perseverará na aflição, enfermidade, perseguição e outras provações da vida que recaem sobre todos os crentes. Se desejamos viver piedosamente em Cristo, sofreremos perseguição (2 Timóteo 3:12), mas os fiéis irão perseverar, guardados pelo poder do Espírito Santo, o qual é a garantia da nossa salvação e nos manterá “até ao fim”, perseverando, para que sejamos “irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Coríntios 1:8).

© Copyright Got Questions Ministries