GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre o perfeccionismo?"

Resposta:
Para ser franco, o perfeccionismo é uma farsa. Não podemos ser perfeitos! No entanto, muitas pessoas bem-intencionadas continuam a lutar por esse objetivo inatingível. Elas querem superar as expectativas no trabalho, em casa, na igreja, nos esportes, nos hobbies, na aparência física – e a lista continua. De alguma forma, elas se convenceram de que, para serem aceitáveis, precisam estar à altura de um padrão pessoal ou social de perfeição. Uma mentalidade perfeccionista traz estresse e só pode levar ao descontentamento e frustração. O perfeccionismo muitas vezes envolve elevar as expectativas pessoais a alturas absurdas e lutar em nossos próprios esforços por algo que somente Deus pode fazer.

O ponto do evangelho é que somos incapazes de nos salvar. Todos nós “ficamos aquém”; todos nós “erramos o alvo” (Romanos 3:23). Os pecadores precisam de um Salvador, e é por isso que Jesus veio. Quando confiamos nEle, Ele perdoa nossas falhas, imperfeições e iniquidades. Podemos parar de lutar por uma “perfeição” arbitrária e mundana e descansar no Perfeito (Mateus 11:28).

Marta, que estava “inquieta e preocupada com muitas coisas”, provavelmente lutou contra o perfeccionismo enquanto servia ao Senhor (Lucas 10:40-41). Enquanto preparava o jantar e punha a mesa, ela queria que tudo estivesse certo. O problema era que ela estava estabelecendo um padrão mais alto para si mesma do que Jesus estava estabelecendo para ela. “Pouco é necessário ou mesmo uma só coisa”, Jesus disse a ela. Então Ele a apontou para o exemplo de paz e descanso de Maria (Lucas 10:42).

É verdade que a Bíblia nos chama a ser “perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste” (Mateus 5:48). A palavra grega para “perfeito” aqui é telios. Significa “chegado ao seu fim, completado ou perfeito”. Então, ser “perfeito” nesse sentido não é como os perfeccionistas costumam imaginar. Pelo contrário, deve ser completado em Cristo. Filipenses 1:6 diz que a perfeição é obra de Deus. Ele nos criou, nos salvou e é fiel para nos aperfeiçoar.

Isso não quer dizer que não temos a responsabilidade de crescer em nossa fé (2 Pedro 3:18). Devemos cooperar com a obra de Deus em nós (Sua perfeição de nós) – veja Filipenses 2:12. Somos chamados a viver uma vida piedosa e a nos submeter a Deus. No entanto, o foco dos mandamentos da Bíblia não está na percepção dos outros sobre nós, como muitas vezes é o ídolo do perfeccionista. Em vez disso, o foco está na postura do nosso coração em relação a Deus.

© Copyright Got Questions Ministries