GotQuestions.org/Portugues




Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre a paz interior?"

Resposta:
O mundo dá prioridade à paz interior e oferece infinitas possibilidades para aqueles que buscam a "paz de alma e mente". Normalmente, os gurus da paz interior mencionam que a própria pessoa é a fonte da paz. Fala-se muito sobre a meditação, encontrar uma "luz interior" e os chakras. A sabedoria do mundo diz que se precisarmos de ajuda de fora de nós mesmos, ela virá na forma de um "guia espiritual" ou talvez de alguns cristais ou ervas. O problema com essas dicas, além do óbvio endosso à feitiçaria, é que ignoram completamente a fonte da verdadeira paz: o Senhor Jesus Cristo.

A Bíblia tem muito a dizer sobre a paz. Jesus é chamado de Príncipe da Paz (Isaías 9:6). Paulo refere-se ao "Deus de toda a paz" (Romanos 15:13, 33; Gálatas 6:16). Freqüentemente, o termo paz é usado como uma saudação e uma bendição (veja Lucas 24:36). Então, o que exatamente é a paz e como podemos ter "paz interior"?

Uma palavra frequentemente traduzida como "paz" na Bíblia na verdade significa "ligar como um todo, quando todas as partes essenciais estão unidas". A paz interior, então, é uma integridade de mente e espírito, e um coração totalmente tranquilo. A paz interior tem pouco a ver com o ambiente externo. Jesus disse: "Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Que o coração de vocês não fique angustiado nem com medo." Ele também disse a Seus seguidores: "No mundo, vocês passam por aflições; mas tenham coragem: eu venci o mundo" (João 16:33). Portanto, a paz não é a ausência de problemas; é a presença de Deus.

A paz é um fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22). Quando o "Deus de toda a paz" vem habitar em um coração crente (1 Coríntios 6:19), Ele começa a produzir Suas próprias características naquela vida. A paz interior nasce do conhecimento de que as circunstâncias são temporárias e que Deus é soberano sobre todos (Isaías 46:9-11). A paz vem do exercício da fé no caráter de Deus e em Sua Palavra. Podemos ter paz em meio aos desafios quando lembramos que "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Romanos 8:28). Podemos escolher a paz em vez do medo e da preocupação. A paz interior que resulta de um relacionamento com Deus nos permite manter as coisas na perspectiva correta. Podemos aceitar situações difíceis na terra lembrando que nossa cidadania está no céu (Filipenses 3:20).

Somos ordenados a "viver em paz" com os outros, no que depender de nós (Romanos 12:18; 2 Coríntios 13:11; Hebreus 12:14). Viver em paz significa que interagimos com aqueles que nos rodeiam de acordo com a nossa própria integridade mental. Nossas reações às circunstâncias podem trazer paz a uma situação caótica. Jesus disse: "Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus" (Mateus 5:9). E Tiago 3:18 diz: "Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz." O desejo de Deus é que aqueles de nós que o conhecemos aprendamos a viver em paz dentro de nós mesmos primeiro. Assim podemos irradiar essa paz para os outros, dando calma e sabedoria às situações tensas, e assim seremos luzes no mundo (Mateus 5:14; Filipenses 2:14-15).

© Copyright Got Questions Ministries