GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre a ociosidade/ser ocioso?"

Resposta:
Existem várias palavras diferentes traduzidas como “ociosidade” na Bíblia. Embora existam algumas pequenas diferenças, o significado geral da ociosidade é “frouxidão indisciplinada”. Eclesiastes 10:18 dá uma descrição gráfica dos resultados da ociosidade: “Pela muita preguiça desaba o teto, e pela frouxidão das mãos goteja a casa”. A ociosidade é o oposto da diligência, que a Bíblia frequentemente recomenda (Provérbios 12:24; 13:4; Romanos 12:11; Efésios 4:28).

A ociosidade pode se manifestar de diferentes maneiras. Jesus nos advertiu sobre palavras vãs. Ele disse: "Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo" (Mateus 12:36). Palavras ociosas são um vocabulário incorreto. Efésios 5:4 apresenta uma lista de palavras ociosas: “... nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças.” As palavras ociosas são aquelas que provavelmente não seriam ditas quando Jesus está presente. 1 Timóteo 6:20 também nos diz para evitar "os falatórios inúteis e profanos e as contradições do saber, como falsamente lhe chamam". Portanto, não apenas temos que eliminar nossa conversa vã, mas também devemos ficar longe da conversa boba dos outros.

1 Timóteo 5:13 instrui as jovens viúvas a se casarem novamente e terem filhos para que não fiquem "ociosas, andando de casa em casa; e não somente ociosas, mas ainda tagarelas e intrigantes, falando o que não devem." A ociosidade causa outros males, como fofocas e calúnias (2 Coríntios 12:20). No entanto, não só as mulheres foram alertadas sobre a ociosidade. 2 Tessalonicenses 3:11 diz: "Pois, de fato, estamos informados de que, entre vós, há pessoas que andam desordenadamente, não trabalhando; antes, se intrometem na vida alheia." A ociosidade é a base para muitos outros pecados, e os crentes são advertidos a não permitir isso em suas vidas ou na igreja.

Em vez disso, a Bíblia elogia aqueles que eram conhecidos por suas boas ações e seu serviço para o reino de Deus. Tabita "era notável pelas boas obras e esmolas que fazia" (Atos 9:36). Evódia e Síntique são elogiadas por Paulo por trabalharem arduamente ao seu lado pelo Evangelho (Filipenses 4:2-3). Epafrodito se esforçou tanto para compartilhar o evangelho que quase morreu (Filipenses 2:30). Trifena, Trifosa e Pérsis são outras que foram elogiadas por seu trabalho árduo no Senhor (Romanos 16:12). Todos são elogiados por se recusarem a ficar de braços cruzados quando havia trabalho a ser feito.

A ociosidade pressupõe que não há nada que valha a pena fazer, que valha o tempo ou o esforço. Mas enquanto houver pessoas perdidas sem Cristo, sempre haverá algo a fazer. Para combater a tendência à ociosidade, devemos desenvolver o hábito da oração, estudo bíblico, meditação e serviço. Há sempre alguém que precisa de ajuda, oração ou encorajamento. Quando nossos corações estão totalmente comprometidos com o senhorio de Jesus Cristo, não podemos ficar ociosos por muito tempo, porque não é isso que Ele faria. Jesus disse: "É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar" (João 9:4).

A Bíblia nos ordena: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão” (1 Coríntios 15:58). Jesus disse: "A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara" (Lucas 10:2). Quem é tentado a ficar ocioso deve se perguntar: O que posso fazer agora para ser um de Seus obreiros?

© Copyright Got Questions Ministries