GotQuestions.org/Portugues




Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre a obediência?"

Resposta:
A Bíblia tem muito a dizer sobre a obediência. De fato, a obediência é uma parte essencial da fé cristã. O próprio Jesus foi “obediente até à morte e morte de cruz” (Filipenses 2:8). Para os cristãos, tomar a nossa cruz e seguir a Cristo (Mateus 16:24) significa obediência. A Bíblia diz que devemos mostrar o nosso amor por Jesus obedecendo-o em tudo: "Se me amais, guardareis os meus mandamentos" (João 14:15). Podemos perguntar corretamente a um cristão que não obedece aos mandamentos de Cristo: "Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?" (Lucas 6:46).

A obediência pode ser definida como "o cumprimento devido ou submisso aos comandos daqueles que têm autoridade". Com esta definição, olhamos para os elementos da obediência bíblica. "Devido" significa que nossa obrigação é obedecer a Deus, assim como Jesus cumpriu o Seu dever para com o Pai ao morrer na cruz por nossos pecados. "Submisso" indica que entregamos nossa vontade à de Deus. "Comandos" fala das Escrituras nas quais Deus delineou claramente as Suas instruções. A "autoridade" é o próprio Deus, cuja autoridade é total e inequívoca. Para o cristão, a obediência significa cumprir tudo o que Deus ordenou. É nosso dever fazê-lo.

Dito isso, é importante lembrar que nossa obediência a Deus não é apenas uma questão de dever. Nós o obedecemos porque o amamos (João 14:23). Também entendemos que o espírito de obediência é tão importante quanto o ato de obediência. Servimos ao Senhor com humildade, simplicidade de coração e amor.

Da mesma forma, devemos ter cuidado para não mascarar um coração pecaminoso com um véu de obediência. Viver a vida cristã não é seguir regras. Os fariseus do tempo de Jesus perseguiam implacavelmente os atos de obediência à Lei, mas tornaram-se arrogantes, acreditando que mereciam o céu pelo que haviam feito. Eles se consideravam dignos diante de Deus, que lhes devia uma recompensa; no entanto, a Bíblia nos diz que sem Cristo, mesmo nossos melhores e justos atos são como "trapos de imundícia" (Isaías 64:6). A obediência externa dos fariseus ainda estava faltando alguma coisa, e Jesus desmascarou a atitude de seu coração. Suas vidas foram caracterizadas por sua hipocrisia em obedecer a "letra da lei" enquanto violava seu espírito, e Jesus os repreendeu severamente: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia! Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniquidade" (Mateus 23:27-28). Os fariseus foram obedientes em alguns aspectos, mas "negligenciaram os preceitos mais importantes da Lei" (Mateus 23:23).

Hoje não somos chamados a obedecer à lei de Moisés. Isso foi cumprido em Cristo (Mateus 5:17). Devemos obedecer à "lei de Cristo", que é uma lei de amor (Gálatas 6:2; João 13:34). Jesus declarou o maior mandamento de todos: "Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mateus 22:36-40).

Se amamos a Deus, vamos obedecê-lo. Não seremos perfeitos em nossa obediência, mas nosso desejo é nos submeter ao Senhor e fazer boas obras. Quando amamos a Deus e lhe obedecemos, naturalmente temos amor pelos outros. Quando obedecemos aos mandamentos de Deus, nós nos tornamos luz e sal em um mundo escuro e insípido (Mateus 5:13-16).

© Copyright Got Questions Ministries