GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre mudar de sexo?"

Resposta:


Embora as operações de mudança de sexo não sejam especificamente mencionadas nas Escrituras, a sexualidade humana é explicada claramente, começando em Gênesis: “Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a” (Gênesis 1:27-28). Gênesis 1:31 nos diz que Sua criação foi excelente em todos os sentidos. Dizer que o gênero não importa é discordar do projeto de Deus para a criação e Sua proclamação de que era muito bom.

Deus também deixa muito claro qual é o comportamento sexual apropriado. As relações sexuais devem ser tidas e desfrutadas em um relacionamento de casamento monogâmico entre um homem e uma mulher (1 Coríntios 7:2; Hebreus 13:4). O comportamento homossexual é errado (Gênesis 19:1-13; Levítico 18:22; 20:13; Romanos 1:26-27; 1 Coríntios 6:9). O travestismo é inaceitável (Deuteronômio 22:5). Deus também fala sobre os papéis de gênero, como a liderança masculina do lar e da igreja (Efésios 5:21-33). No entanto, a Bíblia não discute os papéis de gênero culturalmente estereotipados. Na verdade, dá uma visão completa da personalidade. Embora mantendo clara a distinção homem-mulher, a Bíblia fornece vários exemplos de homens e mulheres que são cuidadores e líderes corajosos (como Davi e a esposa de Provérbios 31). Em nenhum lugar a Bíblia sugere que o sexo de uma pessoa seja negociável ou opcional. A Bíblia afirma tanto homens quanto mulheres em seu valor e personalidade. O gênero das pessoas importa, mas não somos meramente seres sexuais (Gálatas 3:23-29). Parece, então, que os procedimentos de mudança de sexo não são biblicamente aceitáveis.

No entanto, algumas exceções muito raras devem ser mencionadas. Há pessoas que experimentam defeitos físicos em relação ao gênero. A mais comum – embora ainda extremamente rara – seria a de uma condição intersexual na qual uma pessoa tem uma mistura de órgãos sexuais masculinos e femininos. Para pessoas com distúrbios do desenvolvimento sexual (DDS), geralmente é possível determinar seu gênero genético e corrigir o defeito congênito por meio de intervenção médica. Esta não é uma operação de mudança de sexo, é claro, mas simplesmente um remédio para um problema físico.

A distorção de gênero é um pecado, mas aqueles que lutam com sua identidade de gênero têm uma resposta. Para aqueles que consideram uma cirurgia de mudança de sexo devido a ferimentos ou abusos passados, há cura através de Jesus Cristo. Aqueles que desejam desafiar as categorias de gênero para encontrar algum tipo de liberdade ou justificação podem, em vez disso, encontrar a verdadeira liberdade em um relacionamento com Deus. Aqueles que desejam mudar de sexo para se envolver em práticas sexuais pecaminosas podem se arrepender e ser salvos. Paulo escreveu: "Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. E tais fostes alguns de vós; mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus" (1 Coríntios 6:9-11). À parte de Cristo, estamos todos mortos em nossos pecados (Efésios 2:1). Mas em Cristo, somos vivificados (Efésios 2:5) e recebemos uma nova identidade, como membros da família de Deus (Romanos 8:14-17).

© Copyright Got Questions Ministries