GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Como posso saber que a Bíblia não é apenas mitologia?"

Resposta:
Que a Bíblia se originou na mente de Deus a torna não só única entre todos os livros, mas também singular entre todos os tesouros na terra. A Bíblia revela o plano eterno de Deus para redimir a raça humana caída. No entanto, apesar de bilhões de cópias terem sido distribuídas em todo o mundo, muitos continuam a questionar a sua verdade. É a Bíblia um livro de mitologia, ou é a verdadeira e inspirada Palavra de Deus? Esta questão é de maior importância para toda pessoa, quer saibam disso ou não.

Muitos textos religiosos afirmam transmitir uma mensagem divina. A Bíblia, no entanto, é a única em sua categoria porque Deus não deixou absolutamente nenhum espaço para dúvidas quanto a se a Bíblia é ou não a Sua Palavra escrita. Se alguém se comprometer a um esforço honesto para examinar os fatos, ele vai perceber que a Bíblia com toda a certeza tem a assinatura divina do início ao fim. A mesma boca que falou toda a criação à existência também nos deu a Bíblia.

Ao contrário da mitologia, a Bíblia tem um quadro histórico. Seus personagens são pessoas reais que viveram em locais verificáveis durante os eventos históricos. A Bíblia menciona Nabucodonosor, Senaqueribe, Ciro, Herodes, Félix, Pilatos e muitas outras figuras históricas. A sua história coincide com a de muitas nações, inclusive com a dos impérios egípcios, hititas, persas, babilônicos e romanos. Os eventos da Bíblia ocorrem em áreas geográficas como Canaã, Síria, Egito, Mesopotâmia e outras. Todos esses detalhes certificáveis refutam a ideia de que a Bíblia é mera mitologia.

Ao contrário da mitologia, a Bíblia tem muitas confirmações em ciências como a biologia, geologia, astronomia e arqueologia. O campo da arqueologia bíblica tem crescido no último século e meio, durante o qual centenas de milhares de artefatos foram descobertos. Vamos citar apenas um exemplo: em certo tempo, os céticos usavam referências bíblicas da civilização hitita como "prova" de que a Bíblia era um mito. De acordo com a ciência da época, nunca houve um povo chamado de "hititas". No entanto, em 1876, a primeira de uma série de descobertas foi feita, e agora a existência da civilização hitita está bem documentada. A arqueologia continua a reforçar a historicidade da Bíblia. Como o Dr. Henry M. Morris observou: "Não existe hoje nenhum achado arqueológico que seja inquestionável e que prove que a Bíblia esteja equivocada em qualquer questão."

Ao contrário da mitologia, a Bíblia é escrita como história. Lucas escreveu o seu Evangelho como "uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares." Lucas afirma que ele, “depois de acurada investigação de tudo desde sua origem,” escreveu “uma exposição em ordem... para que tenhas plena certeza das verdades em que foste instruído" (ver Lucas 1:1-4). Será que Lucas incluiu milagres em sua narrativa? Sim, muitos deles. Entretanto, eles foram milagres verificados por testemunhas oculares. Dois mil anos depois, um cético pode até chamar esse relato de um "mito", mas o ônus da prova recai sobre o cético, não sobre a Bíblia. O texto em si é um documento histórico cuidadosamente investigado.

Ao contrário da mitologia, a Bíblia contém um número espantoso de profecias cumpridas. Mitos não se incomodam com a profecia, mas cerca de um terço da Bíblia é profecia. A Bíblia contém mais de 1.800 previsões relativas a mais de 700 assuntos separados encontrados em mais de 8.300 versículos. O Antigo Testamento contém mais de 300 profecias sobre Jesus Cristo, muitas delas com uma especificidade incrível. Numerosas profecias já se cumpriram, e elas têm sido realizadas precisamente como preditas. As chances matemáticas de alguém proclamando este número de previsões e fazendo com que cada uma delas viesse a acontecer estão anos-luz além do reino da possibilidade humana. Essas profecias milagrosas só poderiam ser realizadas com a orientação sobrenatural daquele que vê o fim desde o início (Isaías 46:9-10).

Ao contrário da mitologia, a Bíblia tem transformado um número incontável de vidas. No entanto, muitas pessoas permitem que os pontos de vista dos outros - que nunca seriamente estudaram a Bíblia – moldem as suas próprias opiniões. Cada um de nós precisa estudá-la por nós mesmos. Precisamos colocá-la à prova e viver de acordo com os seus preceitos e experimentar por nós mesmos o poder dinâmico e transformador deste livro surpreendente. Aplique os seus ensinos sobre o perdão e veja como podem consertar um relacionamento quebrado. Aplique os seus princípios de administração e veja a sua situação financeira melhorar. Aplique a doutrina sobre a fé e sinta uma presença calmante em seu coração, mesmo quando enfrenta um teste difícil em sua vida. A Bíblia funciona. Há uma razão por que os cristãos em vários países ao redor do mundo arriscam suas vidas diariamente para expor outros à verdade vivificante deste notável livro.

Em última análise, muitos dos que rejeitam a Deus e Sua Palavra revelada o fazem por causa do orgulho. Eles são tão envolvidos em suas crenças pessoais que se recusam a honestamente pesar as evidências. Aceitar a Bíblia como verdade iria obrigá-los a pensar seriamente sobre Deus e sua responsabilidade para com Ele. Aceitar a Bíblia como verdade pode exigir uma mudança de estilo de vida. Como o Pastor Erwin Lutzer declarou: "A verdade é que poucas pessoas têm a mente aberta, especialmente sobre questões de religião. . . . Assim, doutrinas e preconceitos pervertidos são facilmente perpetuados de uma geração para outra."

Milhões morrem todos os anos tendo apostado suas almas eternas na crença de que a Bíblia não é verdade, na esperança de que não é nada mais que um livro de mitologia e que Deus não existe. É uma aposta arriscada, e os riscos são muito altos. Gostaríamos de desafiar a todos a lerem a Bíblia com uma mente aberta; deixe-a falar por si mesma, e você pode descobrir que a Palavra de Deus é a verdade (João 17:17).



© Copyright Got Questions Ministries