GotQuestions.org/Portugues




Pergunta: "Por que se fala tanto sobre a lepra na Bíblia?"

Resposta:
Na Bíblia, a palavra lepra é mencionada mais de 40 vezes, dependendo de qual versão da Bíblia sendo usada. A lepra era comum nos tempos bíblicos, e as muitas referências a ela eram bem compreendidas pelos que viviam em condições insalubres. A principal razão pela qual a lepra é tão mencionada na Bíblia é que ela é um exemplo gráfico do poder destrutivo do pecado. No antigo Israel, a lepra era uma lição poderosa sobre a influência do pecado na vida de uma pessoa.

Deus deu aos israelitas instruções muito claras sobre como tratar a lepra e outras doenças de pele (Levítico 13). Todos os suspeitos de ter esta doença tinham que ir a um sacerdote para serem examinados (Levítico 13:2-3). Se estivesse infectado, "As roupas do leproso, em quem está a praga, serão rasgadas, e os seus cabelos deixados sem pentear; com a mão sobre a boca, gritará: Impuro! Impuro! Será impuro durante os dias em que a praga estiver nele; está impuro, habitará só; a sua habitação será fora do arraial" (Levítico 13:45-46). O leproso se considerava totalmente impuro, física e espiritualmente.

Sendo impossível ao homem curá-la, muitos pensavam que Deus castigava as pessoas com a maldição da lepra pelos pecados que cometiam. Na verdade, os leprosos eram tão desprezados e odiados que não tinham permissão para viver em nenhuma comunidade com o seu próprio povo (Números 5:2). Entre as sessenta e uma impurezas nas antigas leis judaicas, a lepra ocupava o segundo lugar em gravidade depois de um cadáver. Um leproso não tinha permissão para chegar a menos de dois metros de ninguém, nem de sua própria família. A doença era considerada tão repugnante que o leproso não tinha permissão para chegar a menos de 45 metros de ninguém quando o vento soprava. Os leprosos viviam em comunidade com outros leprosos até se recuperarem ou morrerem. Essa era a única maneira que o povo conhecia de controlar a disseminação das várias formas de lepra.

A Bíblia nos conta a história de um leproso que foi a primeira pessoa a ser curada por Jesus (Mateus 8:2-4). A principal lição que devemos aprender com esse fato é que o pecado nos contamina aos olhos de Deus, mas por meio de Cristo podemos ser curados da praga do pecado que nos separa de Deus. Deus odeia o pecado; é repugnante para Ele. O pecado nos proíbe de nos aproximarmos da presença de Deus, porque Deus não permite que o homem pecador entre em Sua presença (Salmo 5:5; Habacuque 1:13; Apocalipse 21:27). Isso não é verdade apenas para os pecados com conotação sexual normalmente considerados sujos e repulsivos, mas também inclui qualquer forma de desobediência e rebelião (1 Samuel 15:23; Provérbios 15:9). Todo pecado é abominável a Deus. Mas aqueles que foram redimidos do pecado pela graça por meio da fé em Cristo (Efésios 2:8-9) podem permanecer na presença de Deus confiantes de que são aceitos "no Amado" e louvá-lo pela graça que nos oferece para esse propósito (Efésios 1:5-7).

Quando captamos um vislumbre da santidade e pureza de Deus, temos que exclamar como o profeta Isaías: “Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!” (Isaías 6:5). Nossa atitude em relação ao pecado à luz de nosso Salvador deve ecoar as palavras de Pedro: “Senhor, afaste-se de mim, porque sou pecador” (Lucas 5:1-8). Outra lição importante que aprendemos com o leproso no Evangelho de Mateus é que, assim como o leproso fez, podemos nos aproximar de Jesus com confiança em todas as nossas necessidades, com todos os nossos pecados e impurezas. Quando imploramos por purificação e perdão, Ele não nos rejeitará (Hebreus 4:16; Salmos 103:12).

© Copyright Got Questions Ministries