GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre a insegurança?"

Resposta:
Ser inseguro é ter falta de confiança ou fé, seja em nós mesmos ou em outra pessoa. Existem muitas causas de insegurança, mas a principal delas é a nossa falha em confiar plenamente em Deus (Jeremias 17:7-8). Como crentes, temos esta garantia: “Em ti, pois, confiam os que conhecem o teu nome, porque tu, Senhor, não desamparas os que te buscam” (Salmo 9:10; veja também Deuteronômio 31:8; Lamentações 3:57). Se sabemos que Deus está conosco, por que ainda sentimos insegurança, dúvidas e medos? Por que Deus parece tão distante?

No arsenal de Satanás, uma de suas maiores armas é a dúvida. Satanás gosta que questionemos quem somos e como nos comparamos aos outros (Efésios 2:1-2; Efésios 6:12; 1 Samuel 16:7). Ele quer que nos sintamos inseguros sobre o significado e propósito de nossas vidas, para onde estamos indo e como chegaremos lá.

Outra causa de sentimentos de insegurança é a confiança na riqueza e posses em vez de em Deus. O mundo muitas vezes nos diz que a medida do nosso sucesso está na quantidade de nossas posses. Coisas como ter a tecnologia mais recente, as melhores roupas, os veículos mais rápidos ou as maiores casas são vistas como indicativos de sucesso e até mesmo um meio de proteção contra dificuldades. No entanto, a Bíblia nos ensina a não colocar nossas esperanças nas riquezas terrenas, mas em Deus: “Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento” (1 Timóteo 6:17, ênfase adicionada; veja também Marcos 10:23-25; Lucas 12:16-21). As riquezas, sendo incertas, certamente trarão insegurança para quem nelas confia.

Muitas vezes, a insegurança assume a forma de preocupação com o futuro. Jesus foi empático quando disse: “Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã. . . .” (Mateus 6:31-34). Temores preocupantes sobre o futuro estão enraizados na dúvida da provisão de Deus. Isso gera fortes sentimentos de insegurança e falta de paz, resultando em medo e depressão. Quando duvidamos de Deus, Satanás vence (Filipenses 4:6; 1 Pedro 5:8).

A insegurança também pode resultar da preocupação com as coisas do mundo: “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele” (1 João 2:15). A segurança não se encontra nas pessoas, coisas ou instituições deste mundo, incluindo instituições governamentais. Algumas pessoas ficam obcecadas em ter os líderes certos no governo, as leis certas e as políticas certas. Quando o governo está nas mãos erradas, assim afirmam, a nação está condenada. No entanto, a Bíblia nos ensina que Deus está no controle e Sua soberania Se estende aos líderes governamentais (Provérbios 21:1; Daniel 2:21). Embora devamos praticar a boa cidadania e votar em nossa consciência, também devemos reconhecer que a política do governo não pode nos salvar. Somente Deus pode fazer isso (Isaías 33:22; Salmo 143:6; Jeremias 17:5-6).

Outros depositam sua confiança em seu pastor ou em outros líderes da igreja. No entanto, os homens podem e vão nos decepcionar. Somente Cristo é o fundamento seguro. “Portanto, assim diz o Senhor Deus: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, pedra já provada, pedra preciosa, angular, solidamente assentada; aquele que crer não foge” (Isaías 28:16). Jesus é a rocha sólida e nossa única esperança de segurança (Mateus 7:24).

Muitas vezes, a razão de nossas inseguranças é uma preocupação indevida com nós mesmos, uma mentalidade de que “é tudo sobre mim”. A Bíblia nos adverte sobre o egocentrismo e orgulho (Romanos 12:3). A obra de Deus será feita “não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos” (Zacarias 4:6).

A verdadeira segurança vem quando você reconhece que “Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades” (Filipenses 4:19). Ao lutar contra sentimentos de insegurança, nunca se esqueça da promessa de Deus: “Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti” (Isaías 26:3).

© Copyright Got Questions Ministries