GotQuestions.org/Portugues




Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre a ingratidão/falta de agradecimento?"

Resposta:
A Bíblia fala muito sobre a gratidão, e também sobre a falta dela. Deus nos conhece e nos projetou de tal forma que podemos prosperar se formos humildes, íntegros e gratos. Não podemos ter comunhão com Ele quando somos arrogantes, desonestos e ingratos, nem podemos experimentar o que significa ser criado à imagem de Deus (Gênesis 1:27; Tiago 4:6; 1 Pedro 5:5). Por esta razão, Deus incluiu em Sua Palavra repetidos mandamentos sobre a gratidão, lembrando-nos que um coração agradecido é um coração feliz (1 Tessalonicenses 5:18; Colossenses 3:15; Salmo 105:1).

O pecado da ingratidão tem consequências graves. Romanos 1:18-32 dá uma descrição detalhada da queda de uma pessoa ou sociedade. Junto com a idolatria, o homossexualismo e todo tipo de rebelião, existe a ingratidão. O versículo 21 diz: "Porque, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças." Isso nos diz que Deus leva a sério a gratidão e a ingratidão. Enquanto uma pessoa ou cultura for grata a Deus, ela manterá uma sensibilidade à Sua presença. A gratidão a Deus requer, no mínimo, a crença nEle, e a ingratidão falha em nossa responsabilidade de reconhecê-lo (Provérbios 3:5-6; Salmos 100:4). Quando nos recusamos a ser gratos ou a expressar gratidão, tornamo-nos insensíveis e orgulhosos. Tomamos como certo tudo o que Deus nos deu e nos tornamos nossos próprios deuses.

A cura dos dez leprosos por Jesus é um exemplo claro de quanto Deus valoriza a gratidão (Lucas 17:12-19). Jesus curou todos os dez homens, mas apenas um voltou para agradecê-lo (versículo 15). A Bíblia registra especificamente que o leproso agradecido nem era judeu. Ele era samaritano, o que nos ensina que não só os judeus podem chegar ao coração de Deus. O Senhor percebe quem é grato, independentemente de sua posição social e política ou de seu nível de espiritualidade. Suas perguntas "Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove?" (versículo 17) mostram o Seu desapontamento com a ingratidão da maioria.

2 Timóteo 3:2 descreve como as pessoas serão no fim dos tempos, e uma das características é a ingratidão. Quando o orgulho e o ego entram na moda, o coração humano não tem a quem agradecer. Sentimo-nos satisfeitos com a nossa própria supremacia e acreditamos que tudo o que temos é uma recompensa justa por nossos esforços. Seria bom atender às perguntas retóricas de Paulo: "E o que é que você tem que não tenha recebido? E, se o recebeu, por que se gloria, como se não o tivesse recebido?" (1 Coríntios 4:7).

O problema de não ser grato a Deus não é a causa do mal, mas o resultado dele. Uma vez que endurecemos nossos corações a ponto de não vermos mais Deus como a fonte de nossos dons, nada está fora dos limites. Nós nos tornamos uma lei para nós mesmos. Uma das razões pelas quais a Bíblia é tão inflexível contra a ingratidão é que Deus sabe que o resultado final de tal arrogância é uma mente depravada (Romanos 1:24). Quando reconhecemos que tudo o que somos e temos é um dom de Deus (Tiago 1:17), evitamos a idolatria e o orgulho.

© Copyright Got Questions Ministries