GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre a hospitalidade?"

Resposta:
A hospitalidade pode ser definida como “a qualidade ou disposição de receber e tratar hóspedes e estranhos de maneira calorosa, amigável e generosa”. No Novo Testamento, a palavra grega traduzida como “hospitalidade” significa literalmente “amor a estranhos”. A hospitalidade é uma virtude ordenada e recomendada em toda a Escritura. No Antigo Testamento, foi especificamente ordenada por Deus: “Se o estrangeiro peregrinar na vossa terra, não o oprimireis. Como o natural, será entre vós o estrangeiro que peregrina convosco; amá-lo-eis como a vós mesmos, pois estrangeiros fostes na terra do Egito. Eu sou o Senhor, vosso Deus” (Levítico 19:33-34).

Durante o Seu ministério público, Jesus e Seus discípulos dependiam inteiramente da hospitalidade de outros enquanto ministravam de cidade em cidade (Mateus 10:9-10). Da mesma forma, os primeiros cristãos também dependiam e recebiam hospitalidade de outros (Atos 2:44-45; 28:7). De fato, os viajantes nos tempos antigos dependiam muito da hospitalidade de estranhos, pois viajar podia ser perigoso e havia muito poucas pousadas. De fato, os cristãos pobres nem tinham condições de se hospedar nelas. Essa generosa provisão para estranhos também incluía abrir a casa para os cultos da igreja. A hospitalidade era de fato uma virtude altamente considerada nos tempos antigos, especialmente para os líderes cristãos (Tito 1:8; 1 Timóteo 3:2).

O escritor de Hebreus nos admoesta: “Não negligencieis a hospitalidade, pois alguns, praticando-a, sem o saber acolheram anjos” (Hebreus 13:2). De fato, no livro de Gênesis lemos sobre a humilde e generosa demonstração de hospitalidade de Abraão a três estranhos. Rico e idoso, Abraão poderia ter chamado um de seus muitos servos para cuidar dos três visitantes não anunciados. No entanto, o hospitaleiro e justo Abraão generosamente lhes deu o melhor que tinha. E, como se viu, ele havia entretido o Senhor e dois anjos (Gênesis 18:1-8).

Os cristãos são “feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:10). Como seguidores de Cristo, imitamos Seu amor e compaixão quando mostramos hospitalidade, não apenas para com nossos irmãos cristãos, mas ainda mais para estranhos e menos afortunados. Na verdade, honramos a Deus quando somos bondosos com os necessitados (Provérbios 14:31; 19:17). Como Jesus disse: “Antes, ao dares um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos; e serás bem-aventurado” (Lucas 14:13). Cristo também nos ensinou o segundo maior mandamento, “amar o próximo como a si mesmo” (Mateus 22:39), e a Parábola do Bom Samaritano nos ensina que o “próximo” não tem nada a ver com geografia, cidadania ou raça. Onde e quando as pessoas precisarem de nós, lá podemos ser o próximo e, como Cristo, mostrar misericórdia. Esta é a essência da hospitalidade.

No Evangelho de Mateus, Jesus discute o comportamento hospitaleiro daqueles que herdarão o reino: “Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me” (Mateus 25:34-36). Atualmente, muitas vezes não pensamos muito em receber estranhos, mas a hospitalidade ainda é uma parte importante do ministério cristão (Romanos 12:13; 1 Pedro 4:9). Ao servir aos outros, servimos a Cristo (Mateus 25:40) e promovemos a propagação da verdade de Deus (3 João 5-8).

© Copyright Got Questions Ministries