GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre a honra?"

Resposta:
Como substantivo, honra na Bíblia significa “estima, valor ou grande respeito”. Honrar alguém é valorizar muito essa pessoa. A Bíblia nos exorta a expressar honra e estima por certas pessoas: nossos pais, os idosos e as autoridades (Efésios 6:2; Levítico 19:32; Romanos 13:1). Mas devemos entender que toda autoridade e honra pertencem somente a Deus (1 Crônicas 29:11; 1 Timóteo 1:17; Apocalipse 5:13). Embora Ele possa delegar Sua autoridade a outros, ela ainda pertence a Ele (Efésios 4:11-12).

Pedro nos diz: “Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai o rei” (1 Pedro 2:17). A ideia de honrar os outros, especialmente aqueles em autoridade (o rei), vem do fato de que representam a autoridade suprema de Deus. Um exemplo clássico é a ordem para que “toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus” (Romanos 13:1-6). Portanto, “quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação” (Romanos 13:2). Isso significa que cabe aos cristãos honrar por meio de nossa obediência e respeito aqueles a quem Deus colocou sobre nós. Fazer o contrário é desonrar a Deus.

A Bíblia fala de outro grupo notável de pessoas que são merecedoras de “dupla honra”, a liderança da igreja, chamada presbíteros: “Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina”. (1 Timóteo 5:17). Na igreja do primeiro século, alguns presbíteros trabalhavam na palavra e na doutrina, dedicando seu tempo à pregação e ao ensino, enquanto outros o faziam em particular. No entanto, todos os presbíteros davam atenção aos interesses da igreja e ao bem-estar de seus membros. Esses homens tinham direito a dupla honra de respeito e deferência por sua posição, bem como apoio material ou monetário. Isso foi especialmente significativo porque o Novo Testamento ainda não estava disponível.

A Bíblia também nos dá a ordem de honrarmos uns aos outros em nossos relacionamentos patrão/empregado (1 Timóteo 3:17; 6:1; Efésios 6:5-9), bem como no relacionamento conjugal com o marido e a esposa estando em submissão e honra mútua (Hebreus 13:4; Efésios 5:23-33). Curiosamente, de todos os mandamentos para honrar uns aos outros, o mais repetido pertence ao de honrar o pai e a mãe (Êxodo 20:12; Mateus 15:4). Essa ordem era tão importante para Deus que, se alguém amaldiçoasse ou batesse em seu pai, seria morto (Êxodo 21:7).

A palavra amor também às vezes é sinônimo de honra. Paulo nos ordena: “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros” (Romanos 12:10). Honrar os outros, no entanto, vai contra o nosso instinto natural, que é honrar e valorizar a nós mesmos. É somente sendo imbuídos de humildade pelo poder do Espírito Santo que podemos estimar e honrar nossos semelhantes mais do que a nós mesmos (Romanos 12:3; Filipenses 2:3).

O livro de Provérbios ilustra a associação do comportamento de alguém com a honra resultante. Por exemplo, “O que segue a justiça e a bondade achará a vida, a justiça e a honra” (Provérbios 21:21; veja também Provérbios 22:4; 29:23). Muitas vezes, a honra é conferida àqueles de sabedoria e inteligência, ganhando assim louvor e adoração (1 Reis 10:6-7). Outro tipo de honra pertence àqueles que têm grande riqueza ou fama (Josué 6:27). Da mesma forma, também sabemos que tal honra, fama e riqueza mundanas, no final, são sem sentido e de curta duração (Eclesiastes 1:14; Tiago 4:14).

A honra ensinada nas Escrituras é muito diferente do tipo de honra buscado pelo mundo. Honra e prêmios são acumulados sobre aqueles com riqueza, influência política, poder mundano e status de celebridade. Aqueles que prosperam na honra e estatura passageiras deste mundo ignoram que “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (1 Pedro 5:5; veja também Provérbios 16:5; Isaías 13:11). Assim eram os fariseus do tempo de Jesus, que buscavam honra e elogios dos homens. Mas, na verdade, Jesus os rejeitou. Ele disse: “E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens” (Mateus 23:5). Cristo não apenas os rotulou de hipócritas, mas de “serpentes” e “víboras”, essencialmente os condenando ao inferno (Mateus 23:29-33).

O ponto a ser feito aqui é que o mundo em que residimos é corrupto (Deuteronômio 32:5; Filipenses 2:15) porque não dá a Deus a honra que Ele merece. Aquele que honra o mundo e as coisas dele se torna inimigo de Deus (Tiago 4:4). O apóstolo Paulo escreveu: “porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato” (Romanos 1:21). A Bíblia ensina que a honra é encontrada em Deus e Seu Filho e em sermos como Ele (João 15:8). Devemos prestar reverência a Ele por meio dos frutos de nosso trabalho (Provérbios 3:9; 1 Coríntios 10:31), bem como por meio do cuidado e nutrição de nossos corpos (1 Coríntios 6:19). Estimar Deus como o primeiro em nossas vidas (Mateus 22:37-38) é assim expresso tanto no compromisso total de nossas vidas quanto na devoção de nossas posses ao Seu serviço e glória (Colossenses 3:17). Embora estejamos neste mundo, não somos deste mundo (João 15:18-21). Isso significa que, ao honrarmos a Deus por meio de nosso caráter piedoso, colheremos desonra daqueles do mundo. De fato, a Bíblia nos ensina que “todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos” (2 Timóteo 3:12).

No fim das contas, sabemos disso: assim como os céus e tudo que neles há erguem suas vozes em honra e louvor a Deus, devemos fazer o mesmo: “Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas” (Apocalipse 4:11). Nunca houve, nem nunca haverá, alguém em qualquer posição de poder ou influência mundana que possa reivindicar tal honra (1 Timóteo 6:16). Somente Deus é o Criador e sustentador de todos os céus e da terra (Apocalipse 14:7).

Todos os verdadeiros crentes devem honrar a Deus e Seu Filho, Jesus Cristo, através do nosso reconhecimento e confissão de que Ele é o único Deus (Êxodo 20:3; João 14:6; Romanos 10:9). Devemos honrar a Deus em nosso reconhecimento de que o dom da vida eterna e a própria salvação de nossas almas vêm por meio de Jesus Cristo e dEle somente (João 11:25; Atos 4:12; 1 Timóteo 2:5). Sabendo disso, damos honra e reverência ao nosso Salvador por meio de nossa humilde adoração e obediência à Sua vontade (João 14:23-24; 1 João 2:6). Como tal, Ele nos honrará quando nos assentar em Seu trono no céu (Apocalipse 3:21).

© Copyright Got Questions Ministries