GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre hábitos?"

Resposta:
Um hábito pode ser definido como "uma coisa feita com frequência e, portanto, geralmente feita com facilidade; um ato que é adquirido e se tornou automático". Todos nós temos hábitos, bons ou ruins. Até os recém-nascidos podem vir a este mundo com o hábito de já chupar os polegares. No entanto, para o cristão, toda a sua vida é de ser transformada pela renovação de nossas mentes (Romanos 12:2). Isso implica trocar velhos (maus) hábitos por novos (bons) para agradar ao Senhor. Por exemplo, "Fazei tudo sem murmurações nem contendas" (Filipenses 2:14) pode exigir um novo hábito de nossa parte. Podemos precisar cultivar um padrão de pensamento totalmente novo, do negativo para positivo na medida em que levamos "cativo todo pensamento à obediência de Cristo" (2 Coríntios 10:5).

O mandamento de Deus de "não roubar" significa que devemos cultivar o hábito de ser honesto em todas as coisas. Isso pode exigir um novo hábito para alguns. É o "despir-nos" da nossa velha natureza e "revestir-nos" da nova natureza que nos é dada quando nascemos espiritualmente na família de Deus (Colossenses 3:9-10). Isto não é uma coisa fácil de fazer e é, de fato, impossível em nossa própria força. Entretanto, Paulo nos lembra: "Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipenses 4:13).

Quanto aos hábitos relativos a questões de saúde, como tomar drogas, fumar, beber, imoralidade sexual, etc., somos informados: "Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo" (1 Coríntios 6:19-20). "E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito" (Efésios 5:18).

Para aqueles que pertencem a Jesus Cristo, formar novos hábitos ao estarem sob o controle do Espírito Santo torna-se um modo de vida. Esses novos hábitos são descritos por Jesus como uma demonstração de amor a Ele. Jesus respondeu: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada" (João 14:23). Mais importante, nos é dito: "E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai" (Colossenses 3:17).

© Copyright Got Questions Ministries