GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre a fidelidade?"

Resposta:
Ser fiel é ser confiável, firme e inabalável, e a Bíblia fala desse tipo de fidelidade de quatro maneiras: como um atributo de Deus, como uma característica positiva de algumas pessoas, como uma característica que falta a muitas pessoas e como um dom do Espírito Santo. Fiel também é usado no sentido de “crer”, como no caso dos cristãos em Éfeso e Colossos (Efésios 1:1; Colossenses 1:2).

As Escrituras falam muitas vezes da fidelidade de Deus. Repetidamente aprendemos que quando Deus diz que fará algo, Ele o faz (mesmo quando parece impossível). Quando Ele diz que algo vai acontecer, acontece. Isso vale para o passado, o presente e o futuro. Se não fosse esse o caso - se Deus fosse infiel mesmo uma vez - Ele não seria Deus, e não poderíamos confiar em nenhuma de Suas promessas. No entanto, é assim: “... nem uma só palavra falhou de todas as suas boas promessas” (1 Reis 8:56). Deus é eternamente confiável, firme e inabalável porque a fidelidade é um de Seus atributos inerentes. Deus não precisa se esforçar para ser fiel; Ele é fiel. A fidelidade é uma parte essencial de quem Ele é (Salmo 89:8; Hebreus 13:8). Em Sua fidelidade, Deus nos protege do mal (2 Tessalonicenses 3:3), estabelece limites em nossas tentações (1 Coríntios 10:13), perdoa-nos do pecado (1 João 1:9) e nos santifica (1 Coríntios 1:9; Filipenses 1:6).

Quando uma pessoa anda consistentemente com Deus, em humilde serviço a Ele, ela pode ser chamada de “fiel”. Quando Neemias teve que deixar Jerusalém para retornar à Pérsia, ele colocou Hanani e Hananias no comando. A razão de sua escolha desses homens foi que eram “mais fiéis e tementes a Deus. . . do que muitos” (Neemias 7:2). Neemias precisava de homens de caráter em quem pudesse confiar. Homens que não aceitavam suborno, que estavam comprometidos com o bem-estar do povo e que defendiam a integridade do cargo. Observe também que a fidelidade está associada ao temor de Deus. Quanto melhor conhecermos verdadeiramente a Deus, mais desejaremos imitá-lo (Efésios 5:1). Outros exemplos de fidelidade incluem Silas (1 Pedro 5:8), Tíquico (Efésios 6:21), Epafras (Colossenses 1:7), Onésimo (Colossenses 4:9) e Moisés (Hebreus 3:2).

Alguns dos nomes incluídos nesta “lista de fiéis” são desconhecidos para a maioria das pessoas. Não se sabe muito sobre Tíquico ou Epafras, por exemplo. Mas a fidelidade, mesmo em pequenas coisas, é conhecida por Deus e recompensada no final (Lucas 19:17).

A Bíblia também nos adverte sobre as consequências da infidelidade. Esses avisos são necessários porque, como diz o antigo hino, somos “propensos a vagar. . . propensos a deixar o Deus que amamos.” Nossos corações são inconstantes com muita frequência, apesar de nossas melhores intenções (Provérbios 20:6; Jeremias 17:9; Mateus 26:75).

A fidelidade afeta todos os relacionamentos que temos. A Bíblia diz que é um dom de Deus. Quando recebemos a Cristo como Senhor, o Espírito Santo habita em nós e traz as bênçãos de amor, alegria, paz e fidelidade (Gálatas 5:22). A plenitude dessas bênçãos depende de andar com Deus e render-se ao Seu Espírito. Devemos ser fiéis para ler e cumprir a Palavra de Deus e buscar o Senhor em oração (Salmo 1:1-2; Efésios 6:18).

O Antigo Testamento ensinou que “o justo viverá pela fé” (Habacuque 2:4), e essa verdade é citada, ampliada e iluminada três vezes no Novo Testamento. Obtemos essa fé e nossa fidelidade pela graça de Deus. Ele é fiel a Seus filhos e, por Sua graça, um dia ouviremos as palavras: “Muito bem, servo bom e fiel” (Mateus 25:23).

© Copyright Got Questions Ministries