GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre o favoritismo?"

Resposta:
O favoritismo é preferência ou preconceito. Mostrar favoritismo é dar preferência a uma pessoa sobre outras com os mesmos direitos. É semelhante à discriminação e pode ser baseada em condições como classe social, posição econômica, roupas, ações, etc.

A Bíblia é muito clara que o favoritismo não faz parte da vontade de Deus para nossas vidas. Primeiro, o favoritismo é inconsistente com o caráter de Deus: "Porque para com Deus não há acepção de pessoas" (Romanos 2:11). Todos são iguais perante Ele. Efésios 6:9 diz: "...para com ele não há acepção de pessoas." Colossenses 3:25 nos ensina que Deus é justo ao julgar: "… pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas."

Em segundo lugar, a Bíblia ensina que os cristãos não devem mostrar favoritismo: "Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas" (Tiago 2:1). O contexto está relacionado ao tratamento dos ricos e dos pobres na igreja. Tiago afirma que é um erro tratar alguém de forma diferente com base em sua situação econômica ou na maneira como se veste.

O Antigo Testamento dá uma instrução semelhante a respeito do favoritismo. Levítico 19:15 ensina: "Não fareis injustiça no juízo; não aceitarás o pobre, nem respeitarás o grande; com justiça julgarás o teu próximo." Êxodo 23:3 também ordena: "Nem ao pobre favorecerás na sua demanda." A justiça deve ser cega, e tanto os ricos quanto os pobres devem ser tratados igualmente perante a lei.

Em terceiro lugar, a Bíblia considera o favoritismo um pecado: "Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis. Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado e sois redarguidos pela lei como transgressores" (Tiago 2:8-9). O favoritismo é uma grave ofensa contra o mandamento de Deus de amar o próximo como a si mesmo.

Quarto, os líderes da igreja são obrigados a não mostrar favoritismo. Paulo ordenou a Timóteo, um jovem líder da igreja: "Conjuro-te, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, e dos anjos eleitos, que, sem prevenção, guardes estas coisas, nada fazendo por parcialidade" (1 Timóteo 5:21).

Quinto, é muito difícil evitar o favoritismo. Mesmo os seguidores mais próximos de Cristo tiveram que lidar com o preconceito em relação a pessoas diferentes deles. Quando o apóstolo Pedro foi chamado pela primeira vez para ministrar a não-judeus, ele estava relutante. Mais tarde, admitiu: "Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo" (Atos 10:34-35). O fato de Tiago se referir especificamente ao pecado do favoritismo significa que esse era um problema comum na igreja primitiva.

O favoritismo ainda é um problema com o qual temos que lidar. O favoritismo e a parcialidade não vêm de Deus, e os cristãos são chamados a amar. Como humanos, tendemos a julgar com base em critérios egoístas e pessoais, em vez de ver os outros como Deus os vê. Que possamos crescer na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e seguir o Seu exemplo de tratar todas as pessoas com o amor de Deus (João 3:16).

© Copyright Got Questions Ministries