GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre a esperança?"

Resposta:
A Bíblia tem muito a dizer sobre a esperança. A esperança bíblica tem como fundamento a fé em Deus. No Antigo Testamento, a palavra hebraica batah e seus cognatos tem o significado de confiança, segurança e estar sem preocupações; portanto, o conceito de dúvida não faz parte desta palavra. Encontramos esse significado em Jó 6:20; Salmo 16:9; Salmo 22:9; e Eclesiastes 9:4 . Na maioria dos casos no Novo Testamento, a palavra esperança é o grego elpis/elpizo. Mais uma vez, não há dúvida ligada a esta palavra. Portanto, a esperança bíblica é uma expectativa confiante ou certeza baseada em um fundamento seguro pelo qual esperamos com alegria e plena confiança. Em outras palavras, “Não há dúvida alguma!”

Um dos versículos em que encontramos a palavra esperança é Hebreus 11:1. “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.” Este versículo no início do capítulo da fé (Hebreus 11) traz consigo toda a confiança que vem de saber com certeza, sem lugar para dúvida, o que nos foi prometido por Deus em Sua Palavra. Nossa fé é uma certeza segura, pois está fundamentada na Rocha da nossa salvação, o Senhor Jesus Cristo. Todas as ações dos heróis da fé registradas em Hebreus 11 foram possíveis porque tinham essa fé baseada em sua certeza confiante ou esperança em Deus. Como crentes, também somos chamados a responder pela esperança que há dentro de nós a qualquer um que perguntar (1 Pedro 3:15).

Portanto, a esperança bíblica é uma realidade e não um sentimento. A esperança bíblica não traz dúvidas. A esperança bíblica é um fundamento seguro sobre o qual baseamos nossas vidas, crendo que Deus sempre cumpre Suas promessas. Podemos ter esperança ou certeza confiante quando confiamos nas palavras: “Quem crê em mim tem a vida eterna” (João 6:47). Aceitar esse dom da vida eterna significa que nossa esperança não está mais cheia de dúvidas, mas, ao contrário, tem em seu fundamento seguro toda a Palavra de Deus, a totalidade do caráter de Deus e a obra consumada de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

© Copyright Got Questions Ministries