GotQuestions.org/Portugues




Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre ensinar?"

Resposta:
O ensino é uma parte necessária e valiosa da vida. Chegamos a este mundo ignorantes e devemos ser ensinados: proficiência linguística, habilidades motoras, normas culturais, costumes sociais, boas maneiras, valores morais - tudo isso e muito mais são produtos do processo de aprendizado da infância. Visto que o ensino é um elemento-chave na aquisição de informações e no desenvolvimento do conhecimento, não é de surpreender que a Bíblia tenha muito a dizer sobre o assunto.

O ensino é um dos dons do Espírito Santo. "Temos, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se é profecia, seja segundo a proporção da fé; se é ministério, dediquemo-nos ao ministério; o que ensina dedique-se ao ensino" (Romanos 12:6-7). Nesse contexto, ensinar é a habilidade que Deus deu para explicar a Palavra de Deus; o professor tem a habilidade sobrenatural de instruir e comunicar claramente o conhecimento, especificamente as doutrinas da fé e as verdades da Bíblia (1 Coríntios 12:27-29).

O ensino é um requisito para os pastores: "É necessário, pois, que o bispo seja... apto para ensinar" (1 Timóteo 3:2; cf. 2 Timóteo 2:24). A Bíblia instrui o pastor a ensinar a sã doutrina com base na Palavra escrita de Deus: "Ordene estas coisas e ensine-as" (1 Timóteo 4:11). Aqueles que são ensinados pelo pastor devem então seguir o processo de disseminação da informação: "E o que você ouviu de mim na presença de muitas testemunhas, isso mesmo transmita a homens fiéis, idôneos para instruir a outros" (2 Timóteo 2:2). Observe aqui que nos é "confiado" o evangelho e que os seus mestres devem ser "qualificados" - parte da qualificação é que sejamos "fiéis".

O ensino, assim como a pregação, era parte integrante do trabalho de um apóstolo (Mateus 28:19; Efésios 4:1). Paulo sabia que ele era um mestre do evangelho de acordo com a vontade de Deus: "Para este evangelho eu fui designado pregador, apóstolo e mestre" (2 Timóteo 1:11).

Obviamente, Jesus foi o melhor professor e muitas vezes é chamado de "Rabi" ou "Mestre" (por exemplo, Lucas 13:10; João 1:38; 3:2). Em Seu ensino, o nosso Senhor usou ilustrações (Lucas 7:31-32), lições práticas (Mateus 6:28), eventos atuais (Lucas 13:4-5) e muitas outras histórias (Mateus 13; Marcos 4:2). Ele usou ensino (Mateus 24), diálogo (João 3), perguntas retóricas (Lucas 18:8) e provérbios (Lucas 7:45). Ele deu "deveres" e os cumpriu (Mateus 9:13; 12:7). Ele usou hipérbole (Mateus 5:29), metáfora (João 9:5) e linguagem desafiadora (Lucas 13:32). Em todos os momentos, Jesus, o mestre, tinha o melhor em mente para os Seus alunos; e o assunto do Seu ensino sempre foi a verdade absoluta e imutável de Deus.

Outras pessoas que as Escrituras identificam como mestres são os sacerdotes levíticos (Levítico 10:11), Moisés (Deuteronômio 4:14; 6:1), os apóstolos (Marcos 6:30), os pais de crianças (Deuteronômio 4:9; 6:7; Provérbios 1:8; 4:4; Efésios 6:4), os irmãos na fé (Romanos 15:14), Nicodemos (João 3:10), Gamaliel (Atos 22:3) e o próprio Deus (Neemias 9:20; Salmo 25:12; 32:8; 71:17).

Jesus disse que o fim natural do ensino eficaz é que o aluno se torne semelhante ao seu mestre: "O discípulo não está acima do seu mestre; todo aquele, porém, que for bem-instruído será como o seu mestre" (Lucas 6:40). Ele disse isso no contexto de um aviso para ter cuidado com quem se escolhe como mestre, pois estava dizendo: "Será que um cego pode guiar outro cego? Não é fato que ambos cairão num buraco?" (versículo 39). Portanto, se você quer ser um homem de Deus, procure mestres que também o sejam.

A Bíblia também contém advertências sobre o ensino hipócrita (Mateus 23:3; Romanos 2:21) e o falso ensino (Atos 20:28-31; 1 Timóteo 6:3-4). Na verdade, há livros inteiros da Bíblia dedicados a combater os falsos ensinos da igreja primitiva (2 Pedro e Judas). "Amados, não deem crédito a qualquer espírito, mas provem os espíritos para ver se procedem de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído mundo afora" (1 João 4:1). O teste para qualquer ensino é se ele está ou não alinhado com o ensino de Jesus e dos apóstolos.

Chegará o dia em que o ensino será desnecessário: “E não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça o Senhor’; porque todos me conhecerão, desde o menor até o maior deles” ( Hebreus 8:11; cf. Jeremias 31:34). No dia em que virmos Jesus face a face, conheceremos como também somos conhecidos (1 Coríntios 13:12).

© Copyright Got Questions Ministries