GotQuestions.org/Portugues




Pergunta: "O que a Bíblia diz a respeito do ego?"

Resposta:
Embora a palavra ego não apareça na Bíblia, aparecem conceitos e princípios relacionados a ele. A palavra ego geralmente se refere a um senso exagerado de auto-importância, que geralmente resulta em uma preocupação excessiva com o "eu". No entanto, morrer para si mesmo, o oposto do ego, é o modelo bíblico para os cristãos. A Bíblia contém muitas advertências contra o eu, por causa do desejo intrínseco do homem de ser adorado. Na verdade, todas as formas de idolatria moderna têm o ego como alvo principal. As forças das trevas desta era convenceram muitos de que a realização só é alcançada cumprindo os desejos do eu. E podemos voltar ao Jardim do Éden, onde Eva caiu na mentira de Satanás de que ela poderia "ser como Deus" (Gênesis 3:5).

O oposto do ego é a humildade, e tanto o Antigo quanto o Novo Testamento estão repletos de referências a uma vida humilde. No livro de Miquéias, lemos: “Ele já mostrou a você o que é bom; e o que o Senhor pede de você? Que pratique a justiça, ame a misericórdia e ande humildemente com o seu Deus” (Miquéias 6:8). O rei Salomão declarou: “A recompensa da humildade e do temor do Senhor são riquezas, honra e vida” (Provérbios 22:4). Um versículo que resume por que devemos ser humildes é a exortação de Pedro em sua primeira epístola: “Que todos se revistam de humildade no trato de uns com os outros, porque ‘Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes’” (1 Pedro 5:5, ênfase adicionada).

Na verdade, as Escrituras deixam claro que Deus odeia o orgulho e a arrogância (Provérbios 8:13). Além do mais, foi o orgulho que transformou Lúcifer em Satanás. Isaías 14:13-14 descreve o incrível foco de Satanás em si mesmo: “Subirei ao céu, exaltarei o meu trono....e me assentarei...Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo.” Este é um exemplo perfeito de orgulho que precede a destruição (Provérbios 16:18), pois no versículo seguinte de Isaías vemos para onde o orgulho levou Satanás: “Mas você descerá ao mundo dos mortos, no mais profundo do abismo” (v. 15). Cristo reiterou o destino dos orgulhosos, advertindo que "quem se exaltar será humilhado; e quem se humilhar será exaltado" (Mateus 23:12). Claramente, um ego exaltado e um foco em si mesmo estão em desacordo com o chamado cristão à humildade. Pelo contrário, ambos são a antítese do que caracterizam os verdadeiros cristãos — dependência de Deus e serviço aos outros.

Um coração humilde não dá lugar ao ego, ao orgulho ou à arrogância, porque reconhece que tudo o que temos e tudo o que somos vem de Deus, assim como Paulo lembrou aos coríntios: “Pois quem é que faz com que você sobressaia? E o que é que você tem que não tenha recebido? E, se o recebeu, por que se gloria, como se não o tivesse recebido?” (1 Coríntios 4:7). Todos os dons, talentos e cada respiração que respiramos vêm de Deus, assim como nosso dom mais precioso, a salvação (Efésios 2:8-9). "Onde fica, então, o orgulho? Foi totalmente excluído.... por meio da lei da fé" (Romanos 3:27).

Jesus Cristo é o exemplo perfeito de humildade (Marcos 10:45; Filipenses 2:5-8). “Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma” (Mateus 11:29). De fato, Jesus não veio à terra para ser servido, mas para servir, “pelo contrário, ele se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhante aos seres humanos” (Filipenses 2:7). Vemos uma expressão da atitude altruísta de Cristo no Jardim do Getsêmani, quando disse a Seu Pai celestial: "Contudo, não seja como eu quero, e sim como tu queres" (Mateus 26:39), e também no dia seguinte, quando humildemente suportou as torturas da cruz para que pudéssemos nos reconciliar com o nosso Pai celestial.

Paulo é outro belo exemplo de humildade em ação. Embora tenha sido talvez o maior defensor de Cristo que já existiu, ele ainda se considerava o "menor dos apóstolos" e o "principal" dos pecadores (1 Coríntios 15:9; 1 Timóteo 1:15). Ele sempre incentivou aqueles que seguiam a Cristo a imitar a humildade de Jesus, encorajando-os, e também a nós, a não fazer nada “por interesse pessoal ou vaidade, mas por humildade, cada um considerando os outros superiores a si mesmo”, adicionando também que não devemos nos limitar a cuidar dos nossos próprios interesses, mas também dos interesses dos outros (Filipenses 2:3-4; Romanos 12:10). Essa é a essência da humildade e o oposto do ego.

Jesus nos ensinou que os mandamentos mais importantes eram amar a Deus de todo o coração, alma e mente e amar o próximo como a si mesmo (Mateus 22:37, 39). Quando nos esforçamos para guardar esses mandamentos, desviamos nossa atenção de nós mesmos e a colocamos onde deve estar: em Deus e em ajudar os outros. Na vida cristã despojada de ego, o "eu quero" torna-se um "tu queres".

© Copyright Got Questions Ministries