GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre ser de dura cerviz?"

Resposta:
Ser de dura cerviz é ser teimoso e difícil de controlar. A Bíblia frequentemente usa essa figura de linguagem para descrever a atitude de Israel para com Deus (por exemplo, Êxodo 33:3; Deuteronômio 9:13; Neemias 9:16; Atos 7:51). Originalmente, o termo era usado para descrever um boi que se recusava a ser conduzido pelo cabresto do fazendeiro. Quando um fazendeiro engatava uma parelha de bois a um arado, ele os conduzia cutucando-os gentilmente com uma agulha afiada em seus calcanhares ou pescoço para fazê-los ganhar velocidade ou virar. Um boi que resistia a ser assim dirigido pelo fazendeiro era chamado de "dura cerviz". Um animal (ou pessoa) de dura cerviz não quer virar a cabeça para seguir outro caminho.

Os israelitas conheciam bem o termo dura cerviz, então, quando o Senhor o usou para descrevê-los, entenderam a mensagem. Todo fazendeiro compreendia bem a frustração de tentar arar um campo ou puxar uma carroça quando o boi estava de pescoço duro. Um boi que não se deixava conduzir era inútil para qualquer trabalho. Um boi de dura cerviz era uma grande decepção, pois não cumpria a tarefa que tinha que cumprir. Quando o povo escolhido de Deus se recusou a amá-lO, honrá-lO e obedecê-lO, não estavam vivendo o propósito para o qual Deus os escolheu como Seus (veja Isaías 41:8-9; Jeremias 7:23-24; Êxodo 19:5-6). Deus esclareceu a Sua vontade para os israelitas, e a desobediência deles foi corretamente chamada de "dura cerviz" e "coração duro". Enquanto Israel se rebelava contra Deus, eles ignoravam as "agulhas" que Deus usava para tentar redirecioná-los.

Estêvão, o primeiro mártir cristão, usou o termo dura cerviz quando disse aos judeus que haviam assassinado o seu Messias. Ele disse: "Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais. A qual dos profetas não perseguiram vossos pais? Até mataram os que anteriormente anunciaram a vinda do Justo, do qual vós agora fostes traidores e homicidas" (Atos 7:51-52). Por dizer a verdade, Estêvão foi apedrejado até a morte.

Todos os seres humanos foram criados à imagem de Deus (Gênesis 1:27) com o propósito de refletir a Sua glória ao vivermos em comunhão com Ele. No entanto, depois que Adão pecou no Jardim, todos nós queremos seguir o nosso próprio caminho (Romanos 5: 12). Deus enviou o Seu Filho para pagar o preço por aquela rebelião, e mesmo assim milhões de pessoas continuam a rejeitar o Seu convite (2 Coríntios 5:21; João 3:16-18). Aqueles que têm a oportunidade de conhecer a Deus, mas servem a si mesmos, seguem o exemplo de Israel ao serem "de dura cerviz" (Hebreus 3:7-12).

Deus promete guiar aqueles que O amam e pede que não sejam de dura cerviz:

"Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir;
guiar-te-ei com os meus olhos.
Não sejais como o cavalo, nem como a mula,
que não têm entendimento,
cuja boca precisa de cabresto e freio
para que não se cheguem a ti" (Salmos 32:8-9).

© Copyright Got Questions Ministries