GotQuestions.org/Portugues




Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre a diversão e o entretenimento?"

Resposta:
Deus nunca disse: "Você não poderá se divertir, nem sorrir durante toda a sua vida". Divertir-se não é pecado, mas temos que prestar atenção aos princípios que Deus estabeleceu para vivermos piedosamente quando nos envolvemos em atividades de lazer. O primeiro e mais importante é Colossenses 3:17: "E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.” Quando descansamos e nos divertimos ou quando queremos nos distrair, devemos sempre nos certificar de que essas atividades sejam agradáveis a Deus.

Coisas como comida, vinho, dinheiro, etc., podem ser moralmente neutras. Por exemplo, o vinho não é bom nem mau. É o uso que lhe damos que o torna de uma forma ou de outra. Paulo diz que "não é a comida que nos recomendará a Deus, pois nada perderemos, se não comermos, e nada ganharemos, se comermos" (1 Coríntios 8:8). No entanto, logo em seguida, ele nos dá uma importante instrução que devemos colocar em prática em todas as nossas atividades, incluindo na diversão e no entretenimento. “Vede, porém, que esta vossa liberdade não venha, de algum modo, a ser tropeço para os fracos” (1 Coríntios 8:9). Só porque podemos relaxar e aproveitar nossas vidas não significa que tenhamos que fazer que outros tropecem em sua fé. Um exemplo claro é que não devemos servir vinho à mesa se convidarmos um alcoólatra em recuperação. Devemos seguir o exemplo de Paulo: "Porque, sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível. Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns" (1 Coríntios 9:19, 22).

Deus também não quer que sejamos influenciados por incrédulos. Podemos nos relacionar com eles, assim como Cristo sentou-se para jantar com pecadores e cobradores de impostos, mas não podemos ser influenciados por eles. Paulo escreve: "Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?" (2 Coríntios 6:14-15). Por exemplo, um homem não deve sair com seus amigos para jogar golfe quando deveria estar dedicando tempo ao seu relacionamento com sua esposa ou se as conversas deles são grosseiras ou vulgares. Devemos viver para Deus o tempo todo, e devemos ser capazes de dizer "Não!" toda vez que alguém tenta nos tirar do caminho.

De acordo com Colossenses 3:17, devemos também agradecer a Deus por meio de Jesus Cristo pela diversão e entretenimento que Ele nos traz. Alguém disse uma vez que "recreação" significa "re-criar" ou "renovar". E Deus nos permite esse tempo para sermos renovados e crescermos em nossa fé. Tiago nos diz: "Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança" (Tiago 1:17). A diversão e o entretenimento são presentes de Deus, dados a nós para que possamos nos aproximar dEle. Convém lembrar-nos disso quando planejamos nossas atividades, e não se esqueça de agradecer a Deus por um presente tão bom e perfeito.

© Copyright Got Questions Ministries