GotQuestions.org/Portugues




Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre o discernimento?"

Resposta:
Saber discernir é “distinguir, separar por busca diligente, examinar”. O discernimento é a capacidade de discriminar adequadamente ou fazer determinações. Está relacionado com a sabedoria. Diz-se que a própria Palavra de Deus discerne os pensamentos e intenções do coração (Hebreus 4:12).

Uma mente perspicaz demonstra sabedoria e discernimento além do que é visto e ouvido. Por exemplo, alguém "discerne espiritualmente" a Palavra de Deus. Para a mente humana, sem o Espírito, as coisas de Deus lhe são “loucura” (1 Coríntios 2:14). Assim, o Espírito nos dá discernimento espiritual.

O rei Salomão era conhecido por sua capacidade de discernimento, tomando muitas decisões sábias e julgamentos morais (1 Reis 3:9, 11). Os cristãos de hoje também devem ter discernimento. Paulo orou para que os crentes "aprovassem as coisas excelentes e fossem sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo" (Filipenses 1:10).

Uma pessoa com discernimento reconhecerá o valor da Palavra de Deus: “São justas todas as palavras da minha boca; não há nelas nenhuma coisa torta, nem perversa. Todas são retas para quem as entende e justas, para os que acham o conhecimento” (Provérbios 8:8-9). O objetivo de todos os que desejam andar em retidão é buscar o discernimento: "Quem é sábio, que entenda estas coisas; quem é prudente, que as saiba, porque os caminhos do Senhor são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão" (Oseias 14:9).

Somos ordenados: "Detestai o mal, apegando-vos ao bem" (Romanos 12:9). No entanto, se não temos o verdadeiro discernimento, como podemos saber o que é o "mal" e o que é o "bem"? Para que a pureza do evangelho seja mantida, a igreja deve distinguir a verdade da heresia. A sabedoria também exige que diferenciemos corretamente entre o que é "o melhor" e o que é simplesmente "bom".

O discernimento tem muitos benefícios adicionais. "Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos; guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso; porque serão vida para a tua alma e adorno ao teu pescoço. Então, andarás seguro no teu caminho, e não tropeçará o teu pé. Quando te deitares, não temerás; deitar-te-ás, e o teu sono será suave" (Provérbios 3:21-24).

Assim como Salomão buscou discernimento e sabedoria (Provérbios 1:2; 1 Reis 3:9-12) para examinar a obra de Deus (Eclesiastes 1:13) e encontrar sentido na vida (Eclesiastes 12:13), os crentes devem buscar "a sabedoria que vem do alto" (Tiago 3:17). Estude as Escrituras, que "podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus" (2 Timóteo 3:15).

Que nossa oração seja: "Sou teu servo; dá-me entendimento, para que eu conheça os teus testemunhos" (Salmo 119:125).

© Copyright Got Questions Ministries