GotQuestions.org/Portugues




Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre desistir?"

Resposta:
O oposto de desistir é perseverar ou resistir - duas qualidades aconselhadas para os crentes (2 Tessalonicenses 1:4; Romanos 5:3; Tiago 1:3). Quando perseveramos nas dificuldades ou no cansaço, não desistimos do que Deus nos chamou para fazer. Gálatas 6:9 nos encoraja a nunca desistir: “E não nos cansemos de fazer o bem, porque no tempo certo faremos a colheita, se não desanimarmos.”

Existem vários fatores que podem fazer as pessoas pensarem em desistir. A primeira é o desânimo. Podemos começar um projeto com paixão para alcançá-lo, mas com o tempo, se não obtivermos os resultados que esperávamos ou se as pessoas não reconhecerem nossos esforços, podemos ficar desanimados. A Bíblia instrui os pais a não serem duros com seus filhos, para que não fiquem desanimados. Crianças desanimadas muitas vezes param de tentar agradar seus pais e se comportam mal. Adultos desanimados e desiludidos também costumam desistir ou se comportar mal. A solução de Deus para o desânimo é que os crentes "consolem uns aos outros e edifiquem-se mutuamente" (1 Tessalonicenses 5:11).

Outro fator pelo qual as pessoas desistem é o orgulho. Podemos assumir um desafio, confiando em nossas próprias habilidades e querendo impressionar as pessoas de quem gostamos. Deus nos advertiu que "antes da ruína vem a soberba, e o espírito orgulhoso precede a queda" (Provérbios 16:18). Quando caímos, o nosso orgulho é afetado, então desistimos, em vez de nos levantar e tentar novamente. Isso é o que acontece com alguns no ministério. Eles começam no ministério com boas intenções, mas em algum momento o orgulho se apodera deles. Quando envergonhados, confrontados ou desafiados, o orgulho insiste em desistir e eles abandonam.

O cansaço também pode levar a desistir. Se não nos controlarmos e estabelecermos limites saudáveis, podemos ficar tão exaustos física, mental, espiritual ou emocionalmente que simplesmente desistimos. Aqueles que se dedicam aos ministérios de ajuda são os mais propensos a desistir por exaustão. As pessoas necessitadas estão por toda parte, e os ajudantes que tentam fazer tudo por todas as pessoas o tempo todo estão sujeitos à exaustão. Isso nos ajuda a lembrar que não podemos dar aos outros o que não temos, então cuidar de nós mesmos não é egoísmo. Os cuidadores de crianças pequenas, de idosos ou de pessoas gravemente doentes devem se lembrar de reservar um tempo para se manterem saudáveis. Os que estão no ministério devem permanecer imersos em um relacionamento pessoal com Deus, ou não terão força espiritual para continuar se entregando aos outros. Jesus nos dá um exemplo perfeito de alguém que ministra continuamente aos outros, enquanto continua a priorizar o Seu relacionamento com o Pai. Freqüentemente, Jesus se afastava "quando ainda estava escuro" para que pudesse orar (Marcos 1:35; Mateus 14:23; Lucas 5:16).

As Escrituras nos exortam a não desistir quando nos encontramos no caminho que Deus traçou para nós (Filipenses 4:1; Gálatas 5:1; Apocalipse 3:10). Neemias nunca desistiu de construir os muros de Jerusalém, apesar da forte oposição que enfrentou. Calebe nunca desanimou com a promessa de Deus, e aos 85 anos conquistou uma região montanhosa fortificada e cheia de gigantes. Jesus foi perseverante até a cruz. "Portanto, pensem naquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem" (Hebreus 12:3). Quando desistimos muito rapidamente, então perdemos tudo o que Deus planejou fazer através de nós e para nós.

Muitas vezes, desistir é um sinal de que as pessoas nunca foram verdadeiros seguidores de Cristo. Isso é o que a Bíblia chama de apostasia (1 Timóteo 4:1; 1 João 2:19). Aqueles que realmente nasceram de novo pelo Espírito de Deus (João 3:3) nunca abandonarão Jesus. Eles estão guardados nas mãos do Senhor (João 10:28-29) e perseverarão até o fim.
© Copyright Got Questions Ministries