GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre a coragem?"

Resposta:
Na Bíblia, coragem também é chamada de “bom ânimo”, como em Marcos 6:50 quando Jesus deu a ordem aos discípulos que O viram andando sobre as águas do Mar da Galiléia e vindo em sua direção. A palavra grega traduzida como “coragem” e “bom ânimo” significa literalmente “ousadia e confiança”. Na Bíblia, a coragem é o oposto do medo. Quando Deus nos ordena a não temer e a ter bom ânimo e coragem, Ele está sempre ordenando contra o medo, que é o oposto da coragem.

Entretanto, Deus não simplesmente ordena coragem sem nenhuma razão por trás dela. Em quase todos os incidentes em que Deus diz “não temas”, segue-se uma razão para ter coragem, e essa razão é o próprio Deus, Sua natureza e Seus planos perfeitos. Quando Deus acalma os temores de Abrão após sua batalha com os reis de Sodoma, o cativeiro de Ló e seu resgate, Deus diz: “Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo” (Gênesis 15:1). Quando Agar estava desesperada por sua vida e a de seu filho no deserto, o anjo do Senhor lhe disse: “Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino, daí onde está” (Gênesis 21:17). A promessa de Deus aos israelitas em Isaías 41:14 é semelhante: “Não temas... eu te ajudo, diz o Senhor”. Em cada incidente, vemos Deus ordenando coragem, não porque é natural que o homem seja corajoso e valente, mas porque, quando Deus está nos protegendo e guiando, podemos ter coragem porque estamos confiantes nEle.

No Novo Testamento, vemos o anjo do Senhor dizendo a Maria que tenha coragem para enfrentar a provação de estar grávida de Jesus pela sombra do Espírito Santo, apesar de não ter marido. Mais uma vez, a razão de sua coragem é que o Deus Todo-Poderoso controla todas as coisas: “Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus” (Lucas 1:30). Os pastores são igualmente ordenados pelo anjo que trouxe boas novas de grande alegria a ter bom ânimo e coragem (Lucas 2:10), e Zacarias foi instruído a não temer, pois sua oração havia sido ouvida (Lucas 1:13). Em cada incidente, a coragem ordenada é o resultado da compreensão da presciência e soberania de Deus, cujos planos e propósitos não podem ser frustrados e cuja onipotência torna todas as circunstâncias da vida subservientes à Sua vontade.

As promessas de Deus para nós têm a mesma lógica. Podemos ser confiantes, corajosos e de bom ânimo por causa dEle. “Não temas o pavor repentino, nem a arremetida dos perversos, quando vier. Porque o Senhor será a tua segurança e guardará os teus pés de serem presos” (Provérbios 3:25-26). Aqui está a promessa do cuidado superintendente de Deus por nós, um cuidado que está ausente da vida daqueles que O rejeitam. Mas para aqueles que colocaram sua fé em Cristo para a salvação, não devemos temer, porque “vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino” (Lucas 12:32). Nesta grande promessa está a base de nossa confiança, nossa coragem e nosso bom ânimo.

© Copyright Got Questions Ministries