GotQuestions.org/Portugues




Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre a confiabilidade?"

Resposta:
Ser confiável é a qualidade que permite que alguém possa contar com você. Pode-se contar com as pessoas de confiança. Cumprem o que dizem que vão fazer e são dignas de confiança. Quando temos uma tarefa importante que precisa ser concluída em um determinado período de tempo, precisamos de pessoas confiáveis. A confiabilidade é um traço de caráter valioso que também reflete a fiabilidade, honestidade e responsabilidade de uma pessoa.

O oposto da confiabilidade é a inconfiabilidade. As pessoas que estão sempre atrasadas, sobrecarregam seus horários ou assumem tarefas que não conseguem terminar não são confiáveis. Conhecer nossos próprios limites também faz parte da confiabilidade. Pessoas confiáveis são capazes de recusar qualquer tarefa se souberem que não serão capazes de realizá-la.

A confiabilidade de uma pessoa impedirá que se torne fofoqueira: "O mexeriqueiro descobre o segredo, mas o fiel de espírito o encobre" (Provérbios 11:13). A confiabilidade torna uma pessoa uma bênção para o seu chefe: "Como o frescor de neve no tempo da ceifa, assim é o mensageiro fiel para com os que o enviam, porque refrigera a alma dos seus senhores" (Provérbios 25:13). Devemos ser confiáveis porque Deus também é confiável. As Escrituras muitas vezes descrevem Deus como uma rocha forte ou uma grande fortaleza (2 Samuel 22:3; Salmo 9:9; 59:16; 62:7), e as palavras de Deus foram impostas por Ele "com retidão e com suma fidelidade" (Salmo 119:138).

Boaz é um exemplo de confiabilidade no livro de Rute. Quando Rute pede a Boaz que seja seu resgatador, ele concorda em assumir essa responsabilidade, desde que possa fazê-lo legalmente: "... eu o farei, tão certo como vive o Senhor" (Rute 3:13). Naquela mesma manhã, Rute conta a sua sogra, Noemi, o que aconteceu. O conselho de Noemi foi: "Espere, minha filha, até que você saiba em que darão as coisas, porque aquele homem não descansará enquanto não resolver este caso, ainda hoje" (versículo 18). Boaz era um homem de confiança; ele cumpria o que prometia.

Pessoas confiáveis cumprem suas promessas, mesmo que isso lhes custe. Deus leva em conta nossos compromissos. A confiabilidade foi ordenada na Lei de Deus para Israel: "Quando um homem fizer um voto ao Senhor ou juramento para obrigar-se a alguma abstinência, não violará a sua palavra, mas fará segundo tudo o que prometeu" (Números 30:2 cf. Eclesiastes 5:4; Salmo 50:14). Pessoas de confiança são aquelas que seguem o conhecido ditado: "Minha palavra é minha obrigação". Tiago 5:12 nos lembra que não é necessário que juremos para que acreditem em nós. Nosso simples sim ou não deve valer como ouro para quem o recebe.

Os crentes receberão recompensas quando virem Jesus, e algumas dessas recompensas serão um reflexo da nossa confiabilidade. As palavras que queremos ouvir são: "Muito bem, servo bom e fiel" (Mateus 25:21). A fidelidade também faz parte da confiabilidade. Permanecemos em Sua Palavra (João 8:31). Suportamos provações e sofrimentos (1 Pedro 2:20-21; 2 Timóteo 2:3). Buscamos a santidade e sabemos que nossa carne pecaminosa foi crucificada com Cristo (1 Pedro 2:16; Romanos 6). Dedicamos todos os recursos que Deus nos deu para a Sua glória e os Seus propósitos (Lucas 19:12-26; 1 Coríntios 10:31). Quando Deus nos considerar dignos de confiança, receberemos a recompensa dada aos servos fiéis (Apocalipse 22:12).

© Copyright Got Questions Ministries