GotQuestions.org/Portugues




Pergunta: "Por que a Bíblia coloca tanta ênfase na condenação?"

Resposta:
A condenação pelo pecado que inunda a humanidade é muito mencionada na Bíblia: "Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça" (Isaías 59:2). Na Bíblia, a palavra condenação é sinônimo de perdição, julgamento, punição, destruição e sentença. No sentido mais forte, a condenação significa "o banimento para o inferno de todos os desobedientes à vontade de Deus" (Mateus 5:22; Mateus 23:33; Mateus 25:41) e daqueles que negaram a Cristo (Mateus 10:33; Marcos 16:16; João 3:18).

Os Dez Mandamentos (Êxodo 20:3-17) faziam parte da Antiga Aliança ou Lei, que também era chamada de “ministério da morte” ou “ministério da condenação” (2 Coríntios 3:7-9). A Antiga Aliança trouxe condenação à humanidade porque revelou o nosso pecado e a sua trágica consequência: a morte. Portanto, a Lei julgou o homem já condenado. A Lei tinha um veredicto de "culpado" porque apontava para o pecado (Romanos 3:19-20; Romanos 5:12-13). Antes de Cristo, todos tinham que oferecer sacrifícios de animais todos os anos. Esses sacrifícios serviam como um lembrete de que Deus pune o pecado, mas também oferece perdão por meio do arrependimento. Essencialmente, este era o propósito da Lei. O escritor de Hebreus nos explica: "Entretanto, nesses sacrifícios faz-se recordação de pecados todos os anos, porque é impossível que o sangue de touros e de bodes remova pecados" (Hebreus 10:3-4). A Lei revela o pecado em nós e, portanto, nos condena. Como disse o apóstolo Paulo: "... pois todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Romanos 3:23).

Mesmo assim, os sacrifícios de animais eram apenas um método temporário de lidar com o pecado do homem até que Jesus viesse para lidar com o pecado para sempre. Os animais, criaturas ignorantes deste mundo caído, não podiam oferecer o mesmo sacrifício que Cristo -- o Deus-homem totalmente racional e sem pecado (Hebreus 4:14-16; 1 Pedro 2:22; 1 João 3: 5) -- que voluntariamente foi à cruz (Hebreus 10:12).

Então, como as pessoas eram perdoadas no Antigo Testamento? Quando os crentes do Antigo Testamento obedeciam ao mandamento de Deus e pela fé ofereciam sacrifícios, Ele os perdoou (Hebreus 9:15). Basicamente, os sacrifícios da Lei apontavam para o sacrifício perfeito de Cristo. Hoje, como seguidores de Jesus, Deus perdoou completamente os nossos pecados graças à morte de Cristo por nós. Ele até se esquece dos nossos pecados (Hebreus 10:17; Salmos 103:12).

Jesus deixou claro que sem Ele ninguém pode entrar no reino dos céus (João 14:6). Não é nenhum segredo. Estamos todos condenados à morte e ao castigo eterno por causa do nosso pecado. A única maneira de nos reconciliarmos com Deus é por meio de Jesus, que fez o sacrifício perfeito por nós: "Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados" (Hebreus 10:14). “E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação" (Hebreus 9:27-28).

Sem dúvida, a passagem mais conhecida de toda a Bíblia é "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele" (João 3:16-17). Porém, muitos não leem a seguinte passagem, que é uma clara advertência a todos: "Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus" (João 3:18).

Embora a Lei condene a todos, nós, como crentes em Jesus Cristo, temos esta promessa: "Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte" (Romanos 8:1-2).

© Copyright Got Questions Ministries