GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre o compromisso?"

Resposta:
Existem inúmeras referências na Bíblia que abordam o compromisso do cristão em vários aspectos da vida: com nossas famílias, vizinhos, empregadores, igreja, nossa saúde e em todas as coisas que fazemos e dizemos (Efésios 6:5; Hebreus 10:25; 1 Coríntios 6:19, 31). Mas a Bíblia também ensina que o principal compromisso de nossas vidas é com o próprio Deus. Jesus disse: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento” (Mateus 22:37-38).

Jesus está nos dizendo que cada fibra de nosso ser, cada faceta de nossa vida deve estar comprometida em amar e servir a Deus. Isso significa que não devemos reter nada dEle porque Deus não retém nada de nós (João 3:16). Além disso, Jesus nos diz que o nosso compromisso com Ele deve ultrapassar o nosso compromisso até com as nossas famílias: “Se alguém vier a mim e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não levar a sua cruz e não vier após mim não pode ser meu discípulo” (Lucas 14:26-27). Tal compromisso significa que nossos relacionamentos familiares podem ser rompidos. Isso significa que nosso compromisso com Cristo exige que, se for dada uma situação em que tenhamos que fazer uma escolha, devemos nos afastar deles e continuamos com Jesus (Lucas 12:51-53). O ponto principal é que aqueles que não podem fazer esse tipo de compromisso não podem ser Seus discípulos.

Jesus está nos avisando com antecedência. A razão para tal compromisso e lealdade é que as provações que talvez tenhamos de suportar serão bastante exigentes; nossa fidelidade a Ele às vezes pode ser árdua (João 15:18). Jesus alertou Seus discípulos: “Lembrai-vos da palavra que vos disse: não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardarem a minha palavra, também guardarão a vossa” (João 15:20). O apóstolo Paulo repetiu Sua advertência: “E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições” (2 Timóteo 3:12).

Jesus deixou claro o custo do discipulado: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque qualquer que quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida a salvará” (Lucas 9:23-24). Em essência, o verdadeiro custo do compromisso com Cristo é a total abnegação, carregar a cruz e segui-lo continuamente. Esses imperativos retratam para nós sacrifício, abnegação e serviço. Uma cruz simbolizava o castigo e a humilhação supremos (Gálatas 3:13). Mais do que isso, demonstrou plenamente o amor de Deus (Romanos 5:8) – altruísta e sacrificial ao dar a Sua vida pelo mundo (Mateus 20:28).

Paulo seguiu o exemplo do Senhor de compromisso em sacrifício e serviço. Paulo disse: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim” (Gálatas 2:20).

O compromisso total com Deus significa que Jesus é nossa única autoridade, nossa luz orientadora e nossa bússola infalível. Estar comprometido com Cristo significa ser frutífero; significa ser um servo. Nosso axioma é simples e sucinto: “Porque para mim o viver é Cristo” (Filipenses 1:21).

© Copyright Got Questions Ministries