GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre a autoridade?"

Resposta:
De acordo com a Bíblia, é preciso se submeter à autoridade e respeitá-la. Este é um ensinamento difícil para muitos, pois a Bíblia parece absolver aqueles que governam ou exercem sua autoridade sobre outros de maneira cruel e injusta. Talvez o versículo mais citado e conhecido sobre este assunto seja Romanos 13. Deus ordena que nos submetamos às "autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas" (Romanos 13:1). Além disso, a Bíblia nos adverte que rebelar-se contra a autoridade é rebelar-se contra Deus (Romanos 13:2).

Muitos argumentam que esses versículos se referem apenas a governantes bondosos, pois as Escrituras dizem que esses governantes “não são para temor, quando se faz o bem” e cada um deles “é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal”. É por isso que "é necessário que lhe estejais sujeitos" e "por esse motivo, também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo, constantemente, a este serviço" (Romanos 13:3-6).

O que Deus diz sobre reagir a governantes injustos? Em outra passagem bem conhecida e desafiadora, a Bíblia diz: “Servos, sede submissos, com todo o temor ao vosso senhor, não somente se for bom e cordato, mas também ao perverso.” Ele explica ainda: “Porque assim é a vontade de Deus, que, pela prática do bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos” e “Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei. Servos, sede submissos, com todo o temor ao vosso senhor, não somente se for bom e cordato, mas também ao perverso; porque isto é grato, que alguém suporte tristezas, sofrendo injustamente, por motivo de sua consciência para com Deus. Pois que glória há, se, pecando e sendo esbofeteados por isso, o suportais com paciência? Se, entretanto, quando praticais o bem, sois igualmente afligidos e o suportais com paciência, isto é grato a Deus. Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos” (1 Pedro 2:15, 17-21).

Essas mensagens são muito duras e alguns podem pensar que Deus tem um caráter sádico. Isso seria entender mal a Bíblia. O convite de Deus para sempre mostrar amor, honra e respeito aos outros reflete a maneira como Ele visualiza Seu Reino na terra. Ele quer que vivamos a vida ao máximo (João 10:10) e nos promete uma vida gloriosa e eterna (João 3:16; 14:2-3, 23).

Efésios 6:6-9 nos encoraja a obedecer, não apenas para ganhar o favor das pessoas, mas para agir como "servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus", servindo de todo o coração como se estivéssemos servindo ao Senhor e sabendo que Ele nos recompensará pelo bem que fizermos. Sua mensagem é consistente para os proprietários de escravos, ordenando-lhes que "de igual modo procedei para com eles", porque o Senhor é mestre tanto deles quanto de seus escravos.

Embora existam casos de governos malignos ou tirânicos, que aparecem nos livros de Juízes, 1 Reis e 2 Reis (assim como no mundo de hoje), Deus nos assegura que respeito, bondade e submissão fazem parte do Seu plano ( 1 Tessalonicenses 5:12-18) e que se não cumprirmos essa regra, cairemos na corrupção e na anarquia por causa do ego (2 Timóteo 3:1-9).

Em poucas palavras, Deus nos diz que os problemas temporários não devem superar a alegria que nos espera com Ele.

© Copyright Got Questions Ministries