GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre a ambição?"

Resposta:
A ambição é definida como “um intenso impulso para o sucesso ou poder; um desejo de alcançar honra, riqueza ou fama.” Ser ambicioso, no sentido mundano, é essencialmente estar determinado a ter mais do que o próximo. Seu lema é “aquele que morre com mais brinquedos vence”; a ambição se esforça para ser o número um. No entanto, na Bíblia, a palavra ambição assume uma dimensão totalmente nova: “... e procureis viver quietos, tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos…” (1 Tessalonicenses 4:11; cf. Filipenses 1:17; Efésios 5:8-10).

Onde o mundo nos ensina a fazer tudo para ser o melhor e ter o máximo, a Bíblia nos ensina o contrário: “...nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo” ( Filipenses 2:3). O apóstolo Paulo nos diz: “Pelo que também nos esforçamos para ser-lhe agradáveis, quer presentes, quer ausentes” (2 Coríntios 5:9). A palavra grega para “ambição”, philotim, significa literalmente “estimar como uma honra”. Ser ambicioso, por si só, não é errado; é o que estimamos ou honramos que pode ser um problema. A Bíblia ensina que devemos ser ambiciosos, mas o objetivo é ser aceito por Cristo, não pelo mundo. Cristo nos ensinou que para sermos o primeiro no Reino devemos tornar-nos um servo (Mateus 20:26-28; Mateus 23:11-12).

Paulo fez uma pergunta perspicaz: “Pois busco eu agora o favor dos homens, ou o favor de Deus? ou procuro agradar aos homens? se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo” (Gálatas 1:10). Mais tarde, Paulo reiterou: “... assim como fomos aprovados por Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações” (1 Tessalonicenses 2:4). Paulo está afirmando uma verdade proclamada pelo próprio Jesus: “Como podeis crer, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus?” (João 5:44). Devemos perguntar, qual é a nossa ambição: agradar a Deus ou agradar ao homem?

As Escrituras ensinam claramente que aqueles que buscam honra e estima dos homens não podem crer em Jesus (Mateus 6:24; Romanos 8:7; Tiago 4:4). Aqueles cuja ambição é ser popular com o mundo não podem ser servos verdadeiros e fiéis de Jesus Cristo. Se nossa ambição é buscar as coisas do mundo (1 João 2:16; Romanos 13:14), na verdade, estamos buscando a nós mesmos e negando a Cristo e Seu sacrifício (Mateus 10:33; Mateus 16:24). Entretanto, se é nossa ambição buscar e honrar a Cristo, temos a certeza de Sua profunda promessa: “Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33; cf. 1 João 2:25).

© Copyright Got Questions Ministries