GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Quem foi Abel na Bíblia?"

Resposta:
Abel foi o segundo filho de Adão e Eva (Gênesis 4:2). O significado de seu nome é incerto; alguns acreditam que Abel significa “fôlego” ou “vaidade”, e outros acreditam que é uma forma da palavra para “pastor”. Abel era um homem justo que agradava a Deus.

Abel era um pastor conhecido por trazer a Deus um sacrifício agradável - dos primogênitos de seu rebanho. Caim, o irmão mais velho de Abel, era um lavrador e não ofereceu a Deus um sacrifício agradável. Caim ficou zangado com o desagrado de Deus e assassinou Abel. Em uma imagem marcante da necessidade de justiça, Deus disse que o sangue de Abel clama a Ele desde a terra (Gênesis 4:10). Como parte da punição de Deus a Caim, a terra não lhe daria mais força e ele seria um andarilho e um fugitivo (versículos 11-12).

Quando Adão e Eva tiveram outro filho, chamaram-no de Sete - o nome soa como a palavra hebraica para "designado" - porque Eva disse que Deus havia designado outro filho para substituir Abel (Gênesis 4:25). A linhagem de Sete foi considerada a linhagem justa; foi através dela que Enoque e Noé e eventualmente toda a humanidade vieram. Gênesis 4:26 diz que Sete teve um filho, Enos, e foi durante esses dias que "se começou a invocar o nome do Senhor". Abel havia adorado a Deus corretamente, e agora a família de Sete fazia o mesmo.

Jesus identificou Abel como o primeiro mártir do mundo (Mateus 23:35). Hebreus 11 elogia Abel por sua fé: “Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio dela, também mesmo depois de morto, ainda fala” (v. 4). Abel "fala" no sentido de que demonstrou a verdadeira adoração a Deus e suas ações continuam sendo um exemplo de fé e justiça.

O sangue de Abel também é mencionado em Hebreus 12:24, onde é comparado ao sangue aspergido de Jesus, outro homem justo que foi morto por criminosos. O sangue de Jesus "fala coisas superiores ao que fala o próprio Abel." O sangue de Abel clamava por vingança contra o assassino; o sangue de Jesus clama pelo perdão dos assassinos (veja Lucas 23:34).

Abel era justo, mas a sua morte apenas demonstrou a pecaminosidade da humanidade e revelou os efeitos da Queda. Abel foi morto e Caim punido. O sangue de Abel clamava para que Deus fizesse o que era certo. Jesus era justo - completamente - e a Sua morte abriu a possibilidade de vida. A morte de Jesus revelou a pecaminosidade humana, mas Ele derrotou o pecado e a morte em Sua ressurreição. O sangue de Jesus é essencial para a nossa salvação. Seu sangue expressa uma boa palavra - uma de expiação e esperança.

Um sacrifício de sangue, como aquele que Abel trouxe a Deus em Gênesis 4, sempre foi necessário para expiar o pecado (Hebreus 9:22). O primeiro sacrifício de sangue é visto em Gênesis 3, quando Deus cobre Adão e Eva com peles. Vemos isso novamente na adoração de Abel em Gênesis 4. A Lei Mosaica formalizou um sistema sacrificial através do qual Deus queria que Seu povo escolhido se aproximasse dEle. O livro de Hebreus entra em grandes detalhes sobre como o sacrifício de Jesus é melhor do que o sistema sacrificial do Antigo Testamento. Jesus ofereceu o Seu sacrifício de uma vez por todas. Os sacrifícios anteriores eram temporários, imagens do que Jesus faria por fim. O sangue de Jesus é uma expiação permanente. O sangue do sacrifício de Abel era uma sombra disso.

A Bíblia não dá muitas informações sobre Abel, mas podemos aprender várias coisas com o que ela nos revela. Abel demonstrou a verdadeira adoração por sua fé e ações. Sabemos que não podemos agradar a Deus sem fé (Hebreus 11:6). Somos chamados a adorar o Senhor em espírito e em verdade (João 4:24). Abel foi perseguido por sua fé; nós também (João 15:20; 2 Timóteo 3:12). Deus ouviu o clamor do sangue de Abel e respondeu; Deus está atento às nossas vidas e às nossas necessidades.

Na história de Abel também vemos que o plano de Deus não é frustrado. Caim foi banido, mas Adão e Eva receberam Sete, por meio de quem finalmente veio o Messias. Embora Deus tenha pronunciado uma maldição sobre o pecado em Gênesis 3, Ele também prometeu um Salvador (Gênesis 3:15). Abel foi uma vítima da realidade da pecaminosidade humana, mas o Salvador prometido, Jesus, veio, e o Seu sangue proclama algo melhor.

© Copyright Got Questions Ministries