settings icon
share icon
Pergunta

O que significa que o Senhor vê o coração (1 Samuel 16:7)?

Resposta


As pessoas tendem a julgar o caráter e o valor dos outros apenas pelas aparências externas. Se uma pessoa é alta, bonita, em forma e bem vestida, então ela possui qualidades físicas que os humanos geralmente admiram e respeitam. Frequentemente, essas são as qualidades físicas que buscamos em um líder. Entretanto, Deus tem a capacidade única de ver dentro de uma pessoa. Deus conhece o nosso verdadeiro caráter porque Ele "vê o coração".

Em 1 Samuel 16, tinha chegado a hora de Samuel ir à casa de Jessé, em Belém, para ungir o próximo rei de Israel. Quando Samuel viu o filho mais velho de Jessé, Eliabe, Samuel ficou impressionado com o que viu. "Certamente está diante do Senhor o seu ungido", disse o profeta (versículo 6).

Não obstante, Deus disse a Samuel: "Não olhe para a sua aparência nem para a sua altura, porque eu o rejeitei. Porque o Senhor não vê como o ser humano vê. O ser humano vê o exterior, porém o Senhor vê o coração" (1 Samuel 16:7).

Saul, o primeiro rei de Israel, era alto e bonito. Samuel provavelmente estava procurando alguém como Saul, e a aparência de Eliabe foi bastante impressionante. Mas Deus tinha um homem diferente em mente para ungir como o próximo rei de Israel. O Senhor já havia revelado a Samuel que buscava um homem segundo o Seu próprio coração (1 Samuel 13:14).

Samuel olhou para todos os sete filhos mais velhos de Jessé, mas o Senhor rejeitou-os todos como a Sua escolha para rei. Deus estava procurando alguém que tivesse um coração fiel. Davi, o filho mais novo de Jessé, a quem nem se preocuparam em chamar, estava cuidando das ovelhas. Depois que Samuel rejeitara os outros filhos, finalmente chamaram Davi e o Senhor disse: "Este é ele" (1 Samuel 16:12).

Davi foi a escolha de Deus — imperfeito, mas fiel, um homem segundo o coração de Deus. Embora a Bíblia diga que era bonito (versículo 12), Davi não era uma figura impressionante. Mas Davi havia desenvolvido um coração segundo Deus. Em seu tempo sozinho nos campos, pastoreando os rebanhos, Davi passou a conhecer a Deus como o seu Pastor (ver Salmo 23).

As aparências podem enganar. A aparência externa não revela como as pessoas são. A aparência física não mostra o valor, o caráter, a integridade ou a fidelidade de uma pessoa a Deus. As qualidades externas são, por definição, superficiais. As considerações morais e espirituais são muito mais importantes para Deus.

Deus vê o coração. O coração nas Escrituras é a vida moral e espiritual no interior de uma pessoa. Provérbios 4:23 explica que tudo o que fazemos flui de nossos corações. O coração é o núcleo, a essência interior de quem somos: "A pessoa boa tira o bem do bom tesouro do coração, e a pessoa má tira o mal do mau tesouro; porque a boca fala do que está cheio o coração" (Lucas 6:45).

Para todos que o viram, Judas Iscariotes parecia um discípulo fiel, mas a sua aparência era enganadora. Os outros discípulos não tinham a menor ideia do que estava acontecendo dentro de Judas. Jesus era o único que conhecia o coração de Judas: "Não é fato que eu escolhi vocês, os doze? Mas um de vocês é um diabo" (João 6:70). A perspectiva de Deus é mais alta, mais profunda e mais sábia que a nossa (Isaías 55:8–9).

Segunda Crônicas 16:9 diz que os olhos de Deus estão continuamente passando por toda a terra para dar força àqueles cujo coração é totalmente dele. Deus pode examinar os nossos corações, examinar as nossas motivações e saber tudo o que há para saber sobre nós (Salmo 139:1). Deus sabe se uma pessoa será fiel. Deus vê o que as pessoas não podem ver.

O Rei Davi estava longe de ser perfeito. Ele cometeu adultério e assassinato (2 Samuel 11). Mesmo assim, Deus viu em Davi um homem de profunda e permanente fé, totalmente comprometido com o Senhor. Deus viu um homem que dependeria do Senhor para obter força e orientação (1 Samuel 17:45, 47; 23:2). Deus viu um homem que reconheceria o seu pecado e fracasso e que se arrependeria e pediria perdão ao Senhor (2 Samuel 12; Salmo 51). Deus viu em Davi um homem que amava o seu Senhor; um homem que adorava o seu Senhor com todo o seu ser (2 Samuel 6:14); um homem que havia experimentado a limpeza e o perdão de Deus (Salmo 51) e passou a entender as profundezas do amor de Deus por ele (Salmo 13:5–6). Deus viu um homem com um relacionamento sincero e pessoal com o seu Criador. Quando Deus olhou para o coração de Davi, Ele viu um homem segundo o Seu próprio coração (Atos 13:22).

Como Samuel, não podemos ver o que o Senhor vê, e devemos confiar nEle para obter sabedoria. E podemos confiar que, quando Deus olha para os nossos corações, Ele vê a nossa fidelidade, o nosso verdadeiro caráter e o nosso valor como indivíduos.

English



Voltar à página principal em português

O que significa que o Senhor vê o coração (1 Samuel 16:7)?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries